Cerca de 50 alunos de Enfermagem participam de curso de atualização sobre Curativos

Estudantes aprofundaram o conhecimento sobre feridas crônicas e agudas, terapias e cuidados de enfermagem com enfoque no paciente diabético

Aproveitando o período de férias, aproximadamente 50 alunos de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck participaram de um curso de atualização sobre curativos oferecido, gratuitamente, pelo Vita Migliore Home Care localizado em Indaiatuba, no dia 30 de julho.

Com o tema “Curativos: tudo o que precisa saber! Curativo ideal é feito com competência e humanização! ”, o assunto foi abordado pela enfermeira estomaterapeuta da TiSOBEST (Associação Brasileira Estomaterapeuta), Mônica Ricarte.

Na ocasião, os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre feridas crônicas e agudas, curativos, terapias e cuidados de enfermagem com enfoque no paciente diabético.

Para o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio, o aprofundamento sobre o tema contribuirá ainda mais na qualidade dos serviços prestados pelos alunos no projeto “Diabetes no Controle”.

Sobre o “Diabetes no Controle”

Anualmente, o projeto “Diabetes no Controle” acompanha cerca de 30 pacientes, entre homens e mulheres acima de 35 anos; diabéticos (tipo I e II) e; sedentários. “Realizamos consulta de enfermagem com o objetivo de identificar necessidades de saúde dos pacientes. Promovemos também atividades coletivas com o foco de prevenção em saúde”, explica o coordenador da graduação, professor Alexandro Marcos Menegócio.

Os atendimentos de Enfermagem são realizados na Interclínicas, porém os demais cursos envolvidos (Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição) no projeto ocupam outros espaços na instituição de ensino. “O Diabetes no Controle existe desde 2015 e tem contribuído de forma significativa para a vida acadêmica, aproximando os alunos da prática, oferecendo a possibilidade de abordagem com os pacientes, além de desenvolvimento da clínica em enfermagem”, destaca Alexandro.

O professor salienta ainda que, além de beneficiar a comunidade local, durante o projeto, os alunos desenvolvem criatividade, observação clínica, avaliação, método científico, trabalho em equipe, arte clínica, empatia e melhores formas de abordagem com a população de modo geral. “A comunidade recebe benefícios por ser mais um dispositivo no município para o atendimento de pacientes diabéticos, com o objetivo de trabalhar promoção, prevenção de sequelas e assistência”, conclui.

Um dos principais objetivos do projeto é controlar índices glicêmicos a fim de evitar complicações decorrentes da doença e promover saúde e qualidade de vida aos atendidos.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

06/08/2019