Bacharelado em Educação Física: o que estuda?

Já passou pela sua cabeça o que é uma graduação de Educação Física? O que estudante de Educação Física estuda? São só exercícios? Onde irá trabalhar depois de se formar?

Além de exercícios, os alunos possuem aula sobre a História da Educação Física, Anatomia, Fisiologia, entre outras disciplinas.

Existem dois tipos de graduação: Bacharelado e Licenciatura. Então isso acaba ajudando na escolha. Se você optar por Licenciatura, no final, pode acrescentar mais um ano de estudo e se formar em Bacharelado também.

O aluno formado em Bacharelado pode atuar como professor em áreas específicas de Educação Física. O objetivo principal é formar o profissional preparado à atuação profissional, por meio das diferentes manifestações e expressões culturais da Educação Física, nas perspectivas da saúde, do lazer, da educação, do treinamento, da promoção e gestão de programas físico-esportivos.

Já a Licenciatura forma o professor-reflexivo-investigador em Educação Física, capacitado à atuação profissional na docência da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, bem como nos campos de pesquisa da área, em uma perspectiva humanista, com formação em educação. Seus fundamentos e concepções didático-pedagógicas necessárias ao exercício docente buscam capacitá-lo ao mercado de trabalho e à sociedade de forma crítica, ética, criativa e autônoma.

Tipos de áreas que se pode atuar:

• Performance (Bacharelado)

Desenvolve capacidades físicas necessárias para um atleta esportivo.

• Personal trainer (Bacharelado)

Supervisiona treinamento específicos para cada cliente.

• Reabilitação (Bacharelado)

Trabalha na recuperação de condicionamento físico para pessoas que tenham passado por problemas físicos ou doenças (trabalho que é realizado junto com um profissional da Fisioterapia).

• Escolas (Licenciatura)

Atua como professor desde educação infantil até o ensino médio independe se é de rede pública ou particular.

O graduado em Educação Física também pode, assim como outros cursos da área da saúde, mudar a vida das pessoas de forma positiva na questão da saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida.

Se ainda tiver dúvidas, consulte-nos pelo telefone (19) 3885-9900. Estamos à disposição para auxiliar na sua decisão!

Natalia Helene Komori – Marketing em UniMAX – Com 26 anos possui habilidades em software de designer e trabalha com fotografia desde os 18 anos. No Departamento de Marketing, é estagiária e atua como assistente de redação, social media e fotógrafa.

15/01/2020