Aulas práticas abrem oportunidades de emprego, afirma egressa de Nutrição da UniMAX

Aulas práticas abrem oportunidades de emprego, afirma egressa de Nutrição da UniMAX

A nutricionista/gerente na La Bella Gastronomia, Andressa de Almeida Pires, garante que todas as disciplinas cursadas na graduação agregaram muito para seu desenvolvimento e amadurecimento profissional e pessoal

“Sempre gostei muito da metodologia ‘Seu futuro na prática’, de colocar em prática tudo que aprendemos em sala de aula. A UniMAX preza muito por isso, o que ajuda os alunos a conseguirem espaço no mercado de trabalho por meio de palestras, estágios, visitas em instituições parceiras. Isso realmente abre campos futuramente ou até mesmo durante o curso, como no meu caso. Isso nos ajuda a desenvolver, vivenciar e encontrar uma oportunidade de trabalho”, afirma a egressa de Nutrição do Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, Andressa de Almeida Pires.

Formada pela UniMAX em 2018, atualmente, Andressa exerce a função de nutricionista/gerente na La Bella Gastronomia, empresa de refeições coletivas sediada em São Paulo. Em Indaiatuba, a profissional presta serviços para a empresa Schott, onde é responsável técnica da unidade, gerenciando uma equipe formada por 11 colaboradores e fornecendo uma média de 450 refeições por dia.

A nutricionista garante que todas as disciplinas cursadas na graduação agregaram muito para seu desenvolvimento e amadurecimento profissional e pessoal. “Pelas aulas teóricas e práticas, consegui aprimorar, principalmente, questões relacionadas à gestão de pessoas em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), planejamento de cardápio em relação a composição nutricional atendendo as normas e ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ”, explica.

Ela conta também que aprendeu muito sobre custos de pratos e serviços, a elaborar receitas e fichas técnicas de preparo, saber e conhecer melhor os alimentos e sua sazonalidade, além de entender e conhecer como funciona a legislação, controle de qualidade voltada para o setor de alimentação com foco na segurança e saúde dos clientes, na qualidade dos alimentos/refeições e de todo processo produtivo.

“Tive professores incríveis durante todo o curso. Sou muito grata a cada ensinamento que eles agregaram em minha vida. Sempre foram super abertos a tirar todas e quaisquer dúvidas. São profissionais de qualidade que possuem muito conhecimento e estão sempre dispostos a ajudar. Os professores fazem parte de todo sucesso que tenho hoje”, destaca.

Em relação à infraestrutura e metodologias e da UniMAX, a gerente diz: “Durante todo o tempo do meu curso consegui aproveitar o máximo das aulas devido ao espaço e ensino do centro universitário, contava com laboratórios para aulas práticas, além da ótima localização do prédio”, complementa.

A ESCOLHA PELO CURSO DE NUTRIÇÃO

“Desde criança gostei muito da área da saúde e tudo que envolvesse a alimentação, escolhas e necessidades nutricionais. Em 2012, consegui um bolsa integral em uma escola técnica em Sorocaba para cursar Nutrição que era meu sonho”, conta.

Anos depois, ao entrar na La Bella Gastronomia, como Técnica em Nutrição, Andressa decidiu entrar na UniMAX, por indicação e ótimas recomendações. “Falaram muito bem do Centro Universitário, de suas metodologias e professores”, comenta.

Para ela, a Nutrição é uma paixão, pois permite atuar em muitas áreas: creches, escolas, postos de saúde, clínicas, restaurantes, academias, além do trabalho de assessoria e consultoria. “Nos tornamos profissionais capazes de ajudar ao próximo a ter uma vida saudável por meio da alimentação, das escolhas dos alimentos, além da relação com a comida. Muitas vezes, podemos ajudar a salvar vidas com um plano alimentar mais indicado, orientando e tratando possíveis doenças causadas pela falta de conhecimento dos alimentos, deficiências ou exageros. É possível ainda criar estratégias e rotina para os pacientes respeitando suas necessidades e condições”, destaca.

“Sem dúvidas é uma profissão que se faz necessária para a sociedade em relação ao grande crescimento populacional e do mercado de trabalho em que conseguimos atuar com dicas saudáveis e práticas. É um campo que vem crescendo muito nos últimos anos e que me ajudou a ter certeza do que eu queria fazer”, salienta Andressa.

Aos que desejam cursar Nutrição, Andressa orienta a aproveitar ao máximo todas as disciplinas, explicações e ensinamentos, além das visitas, palestras, estágios extracurriculares, trabalhos desenvolvidos em grupo. “Não ter vergonha de perguntar ou questionar quando necessário. Ser comprometido, respeitar a profissão e fazer com amor, pois trabalhamos com pessoas o todo tempo, sendo nosso dever garantir e ajudar para que tenham uma boa qualidade de vida”, opina.

CONQUISTAS E DESAFIOS

A nutricionista recebeu muito apoio da empresa com formações e chances para evoluir. “Eu sabia que tinha oportunidades de crescimento dentro da empresa e sempre tive muito gosto e curiosidade em aprender algo novo e colocar em prática. No 2º ano do curso, recebi a proposta de assumir uma unidade maior. Agarrei todas as oportunidades que a empresa me ofereceu, me dediquei ainda mais ao estudo, às aulas, todo conhecimento, experiências e vivências compartilhadas pelos professores tanto nas aulas teóricas como as práticas em laboratório”, recorda.

Ela também realizou cursos de especialização. “Hoje além da gestão da unidade, desenvolvo dentro da empresa, testes de receitas bem como padronização de pratos e serviços. Tenho uma boa relação com meus clientes, colaboradores e todos os setores da empresa”, completa.Aulas práticas abrem oportunidades de emprego, afirma egressa de Nutrição da UniMAX

Sobre os desafios, Andressa conta que, a princípio, foi a pouca idade. “Muitas vezes, eu era responsável por orientar e formar pessoas mais velhas, que tinham uma certa resistência a mudanças e aceitar ordens de alguém mais jovem. Além de dificuldades com mão de obra e rotatividade de funcionários e também em atender as necessidades nutricionais, preferências e interesses do cliente, sem deixar de atender as expectativas da empresa em relação a custos, contrato e legislação, controle de qualidade, mantendo jogo de cintura, sendo sensata e correta, conseguindo expor a realidade e reais necessidades sem deixar a desejar”, conclui.

Saiba mais sobre Nutrição, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

13/02/2020