Alunos de RH, Administração e Pedagogia da UniMAX fazem visita técnica à REATECH

Alunos de RH, Administração e Pedagogia da UniMAX fazem visita técnica à REATECH

Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada uma das principais do setor na América Latina

Os alunos dos cursos de RH (Recursos Humanos), Administração e Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram uma visita técnica à Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade) em São Paulo.

De acordo com os organizadores, a feira é considerada a principal do setor na América Latina, em que a cada edição reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, departamentos de Recursos Humanos, indústrias farmacêuticas, veículos adaptados para deficientes físicos, equipamentos especiais, entre outros.

 

A coordenadora do curso de RH, professora Carla Borges, mencionou a importância da visita para os alunos. “Essa feira traz para a formação do aluno algumas possibilidades relativas à reabilitação ou adaptação e acessibilidade para pessoas com deficiência desde rampa móvel até palestras de orientação de como o RH deve receber esses profissionais e como a empresa deve se adaptar a eles”, diz.

 

“Essa feira proporcionou aos alunos uma modificação na forma de ver a própria condição do processo de seleção, de treinamento, de implantação de programas especiais e de qualidade de vida. Como coordenadora, eu vejo que eles conseguiram enxergar além, ver aquilo que não está dito e que não é tão fácil de ser compreendido”, completa a professora.

 

Alguns alunos que estiveram presentes expressaram as suas opiniões sobre a feira. “Foi uma experiência muito prazerosa, o aprendizado foi impressionante e de ampla visão para a importância da inclusão das pessoas com deficiências dentro da empresa, contribuindo muito ao crescimento da organização”, considera o aluno João Jacober do 1º semestre de RH.

 

Já a aluna Pamela Rodrigues, do 3º Semestre de RH, conta que ficou emocionada e não imaginava que existissem tantos equipamentos e aparelhos para pessoas com deficiência.

 

O aluno João destaca a palestra do professor Pedro Paulo Zogbi, que assistiu durante o evento. “A experiência que trago, foi de que existe a possibilidade de mudança dentro de qualquer organização, podendo começar uma nova ideia. O palestrante mostrou que todos têm a oportunidade, porém o problema frequente é a falta da inclusão nas empresas. Tendo em vista o problema, o efeito reverso para normalização seria a constante mudança dentro das organizações para receber e incluir estes novos colaboradores no trabalho. No entanto, o palestrante também alertou que o trabalhador precisa aprender a se dedicar, independente de quaisquer deficiências”, diz.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sheila Salles, visitar a principal feira de tecnologias desse segmento da América Latina é uma excelente oportunidade de os alunos conhecerem as diversas tecnologias de inclusão, acessibilidade e reabilitação, além de participar de atividades culturais e sociais. “A visita à Reatech possibilitou aos estudantes conhecerem diferentes possibilidades de promoção da inclusão, acessibilidade e reabilitação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, podendo assim vivenciar na prática o conteúdo desenvolvido nas disciplinas de Inclusão e Educação Especial e Inclusão, Educação e Diversidade”, conclui.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

 

Texto: Natália Komori

Edição: Tatiane Dias (MTB 67029)

 

 26/06/2019