Aluno de Logística da UniMAX conquista 1º lugar na Startup Weekend Indaiatuba

Junto de uma equipe, Wilson Ferreira, criou, prototificou e validou uma startup de monitoramento de contêineres marítimos em 54 horas de evento

O estudante do 1º semestre do curso superior de Logística da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Wilson Ferreira, conquistou o 1º lugar na Startup Weekend Indaiatuba, evento global de empreendedorismo e inovação presente em 170 países de iniciativa da aceleradora americana Techstars em parceria com a Google for Startups. A proposta é que em 54 horas, desenvolvedores, designers, executivos, empreendedores, entre outros participantes sejam capazes de criar, prototificar e validar uma startup.

Junto de uma equipe, Wilson desenvolveu um projeto de monitoramento de contêineres marítimos partindo do zero. “Desde a identificação e validação do problema, elaboração e validação da solução, o contato com potenciais clientes, o desenvolvimento da tecnologia que será aplicada na solução e a venda a potenciais clientes”, explica o aluno. “Nessas 54 horas, vi e coloquei muita coisa que estou aprendendo na faculdade”, completa.

O estudante gostou tanto da experiência, que já planeja participar de uma edição voltada à educação, que irá acontecer em agosto em São Paulo. “O evento foi maravilhoso, com pessoas que agregaram muito na minha vida pessoal e profissional, conheci o evento através de uma palestra na UniMAX e por curiosidade acabei indo sem muita expectativa, mas com muita vontade de aprender”, conta Wilson. “O evento em si é fenomenal. Muito bom, te dá experiência e aprendizado que você leva para o resto de sua vida, conheci pessoas fantásticas e já tenho uns dois projetos paralelos que estamos organizando depois da Startup Weekend”, diz.

Vanessa Dias da Silva, aluna do 1º semestre do curso superior de Marketing, também ficou sabendo da Startup Weekend durante o evento promovido na UniMAX e destaca: “Depois de ver a palestra fiquei super animada, porque eu queria viver aquela experiência. Foi a MELHOR ESCOLHA DA MINHA VIDA! A troca de conhecimento, a experiência de montar uma empresa em 54 horas é maravilhosa. A oportunidade de conhecer novas pessoas que são motivadas e que querem trabalhar, porque lá tem que ir só quem tem vontade”.

A estudante revela que o evento fez com que aumentasse sua sede de conhecimento e vontade de absorver tudo o que for possível. “Além disso, conheci pessoas que querem mudar a cidade e estão trabalhando para isso. O trabalho dos mentores, jurados e voluntários dão aquele clima de pessoas que acreditam no mundo… nas pessoas. É incrível! ”, considera Vanessa.

Para a aluna Letícia Gomes da Silva, também do 1º semestre do curso superior de Marketing, a experiência foi inesquecível. “54 horas de puro aprendizado. Para quem gosta e acompanha o TED Talks, iniciativa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, que reúne vários profissionais de diversas áreas para compartilhar conhecimento, sabe que cada tema desperta o desejo de empreender e colocar em prática na hora seguinte”, salienta. “Mas nem tudo é tão simples, é necessário estrutura, apoio, profissionais e equipe. E a UniMAX foi o suporte que eu precisava para viver aquilo que sempre admirei ‘Empreender’ com Startup Weekend Indaiatuba, pude viver um turbilhão de aprendizado com os melhores mentores, com uma equipe que também estavam com a mesma ‘vibe’, colocar ideias no papel e ir atrás de resultados. Minha equipe não ficou entre os três primeiros, mas o troféu de conhecimento ficou marcado em minha memória e quero viver essa experiência novamente”, complementa.

Do 3º semestre do curso superior de Marketing, a aluna Elisa Arruda fala sobre sua expectativa após saber do evento e o que viveu no encontro. “Meus olhos brilharam na hora e decidi participar, pois estava muito curiosa em saber como seria aquela experiência. Ao chegar lá não me deparei com nenhum conhecido, um desconforto momentâneo que passou em poucos minutos, pois logo nas boas-vindas foi o suficiente para uma extensa network. Empresários, programadores, designers, palestrantes… um verdadeiro mar de ideias, conhecimentos e oportunidades”, enfatiza.

“Foram 54 horas de imersão total, numa realidade que nenhum dos participantes queriam sair. Lá, descobri como o curso de Marketing da UniMAX proporciona um ensino efetivo e de qualidade, pois ao aplicar algumas coisas que foram ensinadas na prática pelo Centro Universitário ajudaram em 100% das atividades e desafios propostos no evento”, finaliza Elisa.

“Que a atitude desses nossos 4 alunos sirva de exemplo e de motivação para que muitos outros alunos da UniMAX venham a participar de eventos como o Startup Weekend, para que coloquem em prática a experiência acadêmica que está sendo adquirida nos cursos superiores de graduação que escolheram para cursar, contribuindo para que adquiram diferenciais profissionais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, comentou o professor Edevaldo Vosgrau coordenador acadêmico dos cursos superiores de Logística e de Marketing da UniMAX.

Saiba mais sobre a UniMAX – Clique aqui!

03/05/2019