Aluno de Direito da UniMAX passa no exame da OAB com excelência

Do 9º semestre do curso, Gustavo Henrique Miquelini Arthuzo tirou 9.4 na segunda fase da prova

A determinação e a dedicação do aluno do 9º semestre de Direito da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, Gustavo Henrique Miquelini Arthuzo, resultaram numa nota bastante expressiva no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O estudante tirou 9.4 na segunda fase da prova.

Para Gustavo, essa conquista é a coroação de todo o esforço empregado durante os anos da graduação. “Sinto felicidade por atingir o objetivo que coloquei como principal no início do curso em 2015. Representa também a gratidão que tenho da família, namorada e amigos, por sempre me apoiarem na jornada”, destaca.

O estudante conta que focou totalmente nos estudos para o exame nas duas etapas. “Cerca de 20 dias antes das provas da 2º fase, foquei estudando com vídeos, resumos, livros e leis, praticamente todos os dias após chegar da faculdade e aos fins de semana (inclusive no carnaval!). Eu disse quatro anos, pois a aprovação é resultado da dedicação durante o tempo do curso, tanto nas aulas, quanto no trabalho, buscando aprender sempre”, diz.

Gustavo considera que entre os principais desafios enfrentados para alcançar seu objetivo foi a conciliação entre trabalho, estudos e vida pessoal. “E também vencer o cansaço; acabei abrindo mão de noites de sonos bem dormidas, alimentação saudável e diversão. No final vale a pena”, explica. “Foi bastante desgastante, fazer provas e apresentar trabalhos enquanto estava focado na prova; porém, consegui me planejar bem e deu tudo certo”, completa.

Àqueles que se encontram na mesma situação, o futuro advogado orienta: “Planejamento é essencial. Para primeira fase, eu foquei nas matérias que julgava ter menos conhecimento, para buscar pontos nessas, imaginando que garantia certa pontuação nas que julgava saber mais. Já para a segunda, que podemos escolher a matéria, eu não perdi muito tempo treinando peças, pois pratiquei bastante no meu estágio, que foi essencial. Enfim, você tem que se conhecer e saber suas dificuldades e facilidades para elaborar a melhor estratégia de estudo. É muito importante também ter foco, disciplina e concentração”, enfatiza.

O estudante também atribui o seu êxito à formação de qualidade que vem recebendo. “Como disse, o resultado obtido foi conquistado em quatro anos, a UniMAX é parte essencial disso, já que é o local da minha formação, a minha base acadêmica toda vem das aulas ministradas pelos excelentes professores. Sem uma base boa, talvez o resultado não fosse o mesmo”, pondera.

“Acho a infraestrutura, metodologia e professores da UniMAX excelentes. O Centro Universitário tem uma estrutura exemplar. O prédio em que estão localizados a biblioteca e o auditório, recém-inaugurado, é para causar inveja em qualquer faculdade. Os professores foram excelentes, solícitos, didáticos e conhecedores das matérias. Faço questão de agradecer nominalmente o Xandão (que é meu orientador), o Ricardo, o Nardon e o Honorato, cujas aulas foram essenciais para obter a aprovação na ordem. Quanto à metodologia, sempre gostei muito das aulas práticas, de processos simulados a apresentações, experiências para levar para a vida”, enaltece o aluno.

Gustavo está na área desde antes de começar o curso, trabalhou no Cartório de Registro de Imóveis por cinco anos e em 2016 entrou no mundo da advocacia por um estágio no escritório LNAA – Leite e Narezzi | Advogados Associados, local em que está até hoje e atua no ramo do Direito Tributário. “Sou muito grato a ambos por pela oportunidade que me foi dada”, salienta.

O estudante revela que a decisão pelo curso de Direito veio muito cedo em sua vida. Desde criança gostava de ler e escrever por incentivo da família e também sempre foi ligado aos acontecimentos políticos e sociais. “Como disse Ludwig von Mises, economista libertário que admiro muito, ‘ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão’, estar no mundo do Direito é estar no mundo das ideias. Unindo isso, o fato de ser uma área que tem um mercado muito vasto (afinal, estamos em um dos países mais burocráticos do planeta) e a influência que tive trabalhando no Cartório, optei pela faculdade de Direito”, ressalta.

Aos que desejam cursar Direito, Gustavo diz: “A dica que posso passar, com o pouco de experiência que tenho é estudar bastante, se possível conciliar estudar em conjunto outras matérias. Buscar sempre entender que todo direito gera um dever e que nem tudo aquilo que é transformado em direito (que até parece bonito no papel) é o certo e nem que irá funcionar na prática (a ação humana é muitas vezes imprevisível)”.

“Outra dica é ficar sempre atento às novidades do direito, sempre estar ligado nas decisões, notícias e novas leis, por exemplo. Essa dica foi repetida várias vezes pelos professores, recordo do professor Bellini falar sempre para lermos sites com conteúdos jurídicos todos os dias e que isso ajudaria no final. Ele tinha total razão. É muito importante, procurar a UniMAX, pois como diria o professor Ricardo: passar na OAB é termo (e não condição) ao aluno UniMAX”, finaliza.

Vestibular de Inverno

Inscreva-se no Vestibular de Inverno da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Provas de segunda a sexta, às 10h e às 19h30, e aos sábados às 9h30, no campus I, que fica na Avenida 9 de dezembro, 460 – Jardim Pedroso – Indaiatuba.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

02/07/2019