Aluna de Nutrição ministra palestra para residentes da clínica médica do HAOC

Aluna de Nutrição ministra palestra para residentes da clínica médica do HAOC

Beatriz Packer de Camargo Andrade abordou o tema Terapia Nutricional Enteral, um tipo de dieta desenvolvida para fins especiais, administrado por meio de sondas e pode ser usada quando a pessoa não consegue ou não pode se alimentar por via oral.

Em sua primeira palestra ministrada ao público, a aluna do curso de Nutrição da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Beatriz Packer de Camargo Andrade, teve a oportunidade de abordar o tema “Terapia Nutricional Enteral” para os médicos residentes da clínica Médica do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

“Foi uma experiência incrível. Adoro poder compartilhar conhecimento, seja com amigos ou com qualquer pessoa que tenha interesse. Estar inserida no ambiente hospitalar e poder fazer essa troca com os médicos foi uma oportunidade e tanto”, revela a estudante, que está no 6º semestre da graduação.

De acordo com Alexandre de O. Camargo, professor da UniMAX e nutricionista clínico do HAOC, que supervisionou a estudante, a nutrição enteral é um tipo de dieta desenvolvida para fins especiais, administrado por meio de sondas e pode ser usada quando a pessoa não consegue ou não pode se alimentar por via oral, entre outras situações. “Tanto os médicos quanto os nutricionistas são prescritores deste tipo de terapia, portanto o profissional nutricionista ajuda o médico na escolha, acesso, tipo de fórmulas, monitorar o paciente durante o seu uso e condutas nos casos de intercorrências”, explica.

Na oportunidade, a universitária abordou a indicação clínica da terapia nutricional, contraindicações, complicações comuns, vias de acesso e diferentes tipos de dietas enterais padronizadas no hospital. “Embora a palestra tratasse exclusivamente da Terapia Nutricional Enteral, achei importante frisar que temos sempre que nos atentar a fornecer uma Terapia Nutricional ao paciente a partir da via alimentar mais fisiológica para o menos fisiológica. Temos que avaliar com cautela suas possibilidades de ainda poder comer via oral (mais fisiológica), para, então, considerar à as Terapias Enteral ou Parenteral”, destaca a aluna.

Por fim, a estudante acrescenta sobre a contribuição que uma atividade como esta poder dar à sua formação acadêmica e profissional. “Acredito que a prática nos leva à perfeição (ou pelo menos quase lá). Poder ter um contato sério com o público da área da saúde, tentando ao máximo ser didática e bem explicativa, já vai me preparando para outras oportunidades de ações como essas, o que agrega muito no meu crescimento profissional”, conclui Beatriz.

Saiba mais sobre Nutrição, clique aqui!

Vestibular 2020 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck

Inscrições: www.faculdademax.edu.br

Telefone: (19) 3885-9900

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

07/11/2019