Aluna de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX triplica vendas e faturamento do empreendimento em que trabalha

A estudante do 9º semestre Sheila Ariane Luque atua como projetista, decoradora e vendedora na TJ Móveis

Sheila Ariane Luque é um exemplo de que a busca pelo aprendizado tem que ser constante na vida de todo profissional. Decoradora formada pelo SENAC desde 2012, a estudante está expandindo seu conhecimento e já está no 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A partir do conhecimento que vem adquirindo já conseguiu importantes conquistas na marcenaria em que trabalha. “Consegui reestruturar a empresa com melhorias nos acabamentos e dos móveis. Consegui triplicar o número de vendas e assim automaticamente o faturamento. Consegui também com os planos de cortes reduzir o índice de desperdício a praticamente zero”, revela a aluna.

Desde 2016, a universitária trabalha na TJ Móveis, onde atua como projetista, decoradora e vendedora, realizando atendimento ao cliente, fazendo medições, projetando, vendendo e formulando planos de cortes para a produção de móveis sob medida. “Sem dúvida, o principal desafio é o atendimento ao cliente. Antes de projetar e vender, temos que conhecer o perfil do cliente que varia de acordo com cada gosto, necessidade e bolso”, considera Sheila.

A aluna conta ainda que outro grande desafio enfrentado foi a mudança do perfil da empresa, que fabricava móveis com acabamento mais simples e sem projetos e que agora tem um novo método de fabricação com acabamento de melhor estética. “Isso envolveu um acréscimo no valor do produto e tivemos que convencer nossos clientes sobre o custo-benefício”, explica. “Essa oportunidade representa para mim, principalmente, o meu crescimento profissional e experiência na área”, completa.

Sheila diz que o aprendizado adquirido na UniMAX está agregando muito à experiência que já possui desde 2010. “Existem muitos profissionais na minha área, mas ter o curso de Arquitetura e Urbanismo no currículo, com certeza, faz a diferença, porque expande os conhecimentos nas áreas de ergonomia, de projetos (no aprimoramento e conhecimento de outros sistemas), etc.”, afirma.

Sobre a escolha pelo curso, a estudante diz: “Primeiro, porque eu amo Arquitetura e também porque como já sou da área, eu buscava expandir. Hoje, como decoradora eu sou limitada a fazer decoração, não posso, por exemplo, intervir na parte estrutural de uma reforma, entre outros. O curso me abrirá um leque muito maior de opções, poderei projetar uma casa a partir da planta, reformar considerando o conhecimento estrutural, poderei acrescentar paisagismo nos meus projetos, etc., e consequentemente aumentar meus rendimentos”, conta.

Para os que pensam em cursar Arquitetura e Urbanismo, a estudante orienta: “Tem que amar arquitetura! O curso é bem trabalhoso, exige muita disciplina e dedicação, por isso tem que amar. Porém, se você se dedicar com certeza obterá resultados e terá um campo bem variado de trabalho como atuar na área de urbanismo, atuar em construtoras, atuar por conta, montar um escritório, fazer decoração, móveis sob medida, paisagismo, restauros, etc.”, finaliza Sheila.

Saiba mais sobre Arquitetura e Urbanismo – Clique aqui!

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

10/04/2019