Alfabetização de adultos é foco do Projeto “EJA- Transformando Vidas” da UniMAX

Alfabetização de adultos é foco do Projeto “EJA- Transformando Vidas” da UniMAX

Frequentadores da Casa da Fraternidade no Jardim Oliveira Camargo em Indaiatuba da Igreja Católica de Itaici são orientados pelos professores em formação pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário Max Planck

A iniciativa sociocultural “EJA – Transformando Vidas” promovida pelo curso de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba, no 1º semestre, envolveu cerca de 40 estudantes nas ações de alfabetização de jovens e adultos ligados à Casa da Fraternidade do Jardim Oliveira Camargo e na Igreja Católica de Itaici. A orientação foi realizada pela professora Carmem Julia Skrepnek Pereira.

De acordo com a docente, as ações incluem o levantamento de pessoas, grupos ou comunidades com necessidade de alfabetização de jovens e adultos, levantamento de interesses com diagnóstico do contexto sociocultural do público, estudos de caso, produção de material didático e realização de atividades de alfabetização.

O “EJA- Transformando Vidas” é uma aplicação prática da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, que são lecionadas no 3º e 4º semestres da graduação. “O projeto propicia ao estudante de Pedagogia a vivência prática enquanto educadores de EJA e a responsabilidade social, tendo em vista a promoção do desenvolvimento humano e a transformação social de comunidades em situação de vulnerabilidade ou socialmente excluídas”, explica a docente.

Por meio da alfabetização de adultos e jovens, o curso também objetiva o resgate da autoestima e a integração sociocultural por meio da aprendizagem, promovendo a cidadania pelo acesso ao conhecimento e à cultura.

O “EJA- Transformando Vidas” faz parte das iniciativas socioculturais do curso, confirmando o objetivo da UniMAX em oferecer uma formação humanizada a partir de problemáticas reais e favorece a comunidade de Indaiatuba com interesse em ser alfabetizada, além de proporcionar aos alunos de Pedagogia uma primeira experiência com a prática docente na EJA.

O projeto amplia, ainda, a capacidade de elaboração e emprego eficaz de propostas pedagógicas, metodológicas, didáticas, de pesquisa e desenvolvimento de conteúdos.

Com informações: Relatório Sociocultural 2018 – clique aqui!

Vestibular 2020

Inscreva-se no Vestibular da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – acesse www.faculdademax.edu.br ou clique neste link.

Mais informações: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

16/09/2019