“A Medicina tem a tarefa de cuidar, além de curar”, destaca Dr. Gonzalo Vecina Neto em palestra na UniMAX

“A Medicina tem a tarefa de cuidar, além de curar”, destaca Dr. Gonzalo Vecina Neto em palestra na UniMAX

“A profissão de Medicina e as perspectivas para o futuro” foi o tema abordado pelo médico que também atua como professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP durante evento destinado aos novos alunos do curso de Medicina

 

“A Medicina tem a tarefa de cuidar, além de curar. Cuidar é diferente de curar. Vocês precisam ter uma escuta que permita entender o próximo e perceber as dificuldades pelas quais ele está passando. A profissão de médico é complexa, há como uma questão de apostolado. A boa Medicina se faz com três ‘Es’ – escuta, examinar e explicar. E eu acrescento a escrita e o e-health”, ressaltou Dr. Gonzalo Vecina Neto, palestrante convidado para a aula inaugural do curso de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.

Na oportunidade, Dr. Gonzalo, que também atua como professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP, falou sobre a importância de o médico enxergar o doente de forma caridosa e carinhosa. “Não podemos abrir mão de oferecer a melhor terapia a nossa população. É por isso que nós, profissionais de saúde, temos de lutar”, ressaltou.

Ele discorreu, ainda, sobre a missão do SUS (Sistema Único de Saúde) que é um direito de todo brasileiro e tem de ser universal; integral, contemplando cura e prevenção e; de gerar igualdade, entregando mais a quem tem menos.

As boas-vindas aos novos alunos, pais, amigos, responsáveis e professores do curso de Medicina de Indaiatuba, contou com a visão sobre a integração Ensino-Serviço trazida pela Dra. Graziela Garcia, Secretária Municipal de Saúde; pelo Dr. José Carlos da Motta, Diretor Técnico do HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) e; pelo professor José Carlos Coimbra, Pró-Reitor da UniMAX

Dra. Valéria Vernaschi Lima, coordenadora do curso de Medicina de Indaiatuba, também conversou com pais e alunos e explicar sobre a dinâmica do curso. Estudantes da primeira turma do curso trouxeram, ainda, informações sobre as atividades do curso: “Necessidades e Terapêuticas em Saúde”; “Saúde, Doença E Cuidado”; “Estações Clínicas” e; “Prática Médica no SUS”.

Por último, os novos alunos receberam materiais que irão utilizar durante o curso.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)