8ª edição do IR Solidário da UniMAX acontece nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril

Ação será realizada no Shopping Jaraguá e conta com a parceria da Prefeitura de Indaiatuba

A UniMAX – Centro Universitário Max Planck promove a 8ª edição do projeto IR Solidário nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril, das 12h às 20h, no Shopping Jaraguá, localizado na Rua Quinze de Novembro, 1200 – Centro de Indaiatuba. De acordo com o coordenador, professor João Barduchi, o projeto é uma iniciativa sociocultural do curso de Ciências Contábeis e visa a orientação sobre o preenchimento correto da declaração de IR (Imposto de Renda Pessoa Física) e a conscientização sobre a doação de 3% do IR devido às instituições beneficentes do município.

Para participar, o contribuinte interessado deverá levar pen-drive para gravar a declaração, pois as mesmas não serão transmitidas nem impressas. “Para declarar tenha em mãos o informe de Rendimento da empresa a qual você trabalha e do banco que você tem conta. Os bens também precisam ser declarados como carros, casa, etc.”, explica Barduchi.

Toda a ação será realizada por alunos de vários semestres do curso acompanhados pelos professores da UniMAX. Para isso, os universitários estão passando por diversos treinamentos para orientar a população da melhor forma. O projeto também conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, da AESCI (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba), da ACIAI (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba), do Shopping Jaraguá e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

Para o coordenador, o IR Solidário é um projeto com inúmeros benefícios tanto para a comunidade quanto para o estudante. “Além de o aluno de Ciências Contábeis colocar em prática os ensinamentos aprendidos no curso, ele participa de uma iniciativa social de extrema importância para a população, especialmente para quem não tem acesso às informações detalhadas sobre a declaração do Imposto de Renda. E isso enriquece a formação do profissional, que sai com um olhar apurado sobre seu papel na sociedade”, considera.

Quem deve declarar o IR?

Contribuintes que tiveram rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2018; rendimentos não tributáveis acima de R$ 40 mil; realizaram operações em bolsa de valores; tiveram ganho de capital na venda de bens; tiveram renda anual rural acima de R$ 142.798,50; têm bens cujo valor ultrapasse R$ 300 mil; ou passaram a condição de residente no Brasil.

Neste ano, a Receita Federal anunciou que se torna obrigatório informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os dependentes, independentemente da idade. “Também devem ser declarados os recibos e notas fiscais de médicos, dentistas, ou quaisquer outros profissionais da saúde, inclusive convênio médico, quando não é pago pela empresa”, orienta Barduchi. “Recibos e notas fiscais de escolas do fundamental à faculdade também devem ser declarados”, completa.

O professor alerta que mesmo os contribuintes desempregados devem declarar o IR, caso esteja enquadrado nos requisitos.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

21/03/2019