VISITA TÉCNICA ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Alunos aprendem na prática sobre os processos de captação e tratamento de água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar as pessoas sobre o uso consciente da água e preservação dos recursos hídricos. E para celebrar esse dia os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e Pedagogia foram realizar visita técnica no Parque do Mirim, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e Museu da Água.
A visita foi dividida em quatro etapas: Captação de água de abastecimento, Estação de Tratamento de Água, Monitoramento dos reservatórios e Museu da Água. “O objetivo da visita foi integrar os alunos quanto ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, a infraestrutura das adutoras/casa de bombas e captação de água de mananciais, até o posterior tratamento de água e Práticas sensibilizadoras do Museu da Água de Indaiatuba-SP”, afirma a professora Janaina de Melo Franco Domingos.

A SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) é responsável pelo abastecimento de água potável e pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado no município de Indaiatuba. Já o Parque do Mirim destaca-se pela construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que tem como função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município, e dará origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhões de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.

O Museu da Água tem como proposta ser uma referência em educação ambiental, voltada à gestão de recursos hídricos. Um espaço que alia ciência, tecnologia e acervo para contar a história da água em Indaiatuba e sua importância em uma perspectiva universal.

O aluno do 7º semestre de Engenharia de Produção comenta sobre o processo da água e seus impactos. “Podemos observar de forma clara e objetiva todo o processo necessário para obter um tratamento de água na cidade de Indaiatuba. Desde o planejamento durante 12 anos para construir uma represa que hoje armazena mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água garantindo um abastecimento na cidade durante 20 anos e os impactos ambientais que ela provocou na região”, comenta Fernando Prado.

Os cursos da Faculdade Max Planck têm como objetivo inserir os alunos em desafios semelhantes ao do mercado de trabalho. “É importante demonstrar na prática aos alunos os processos captação, tratamento de água e monitoramento dos reservatórios do município, que são objetos de estudo na disciplina de Engenharia Ambiental e Educação Ambiental”, explica a docente sobre o motivo da visita.

Com 50% de aulas prática, corpo docente formado por mestres e doutores altamente capacitados e experientes, os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e Pedagogia são desenvolvidos para os alunos se tornarem profissionais diferenciados.

05/04/2018