VISITA TÉCNICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NA HEINEKEN

Alunos aprendem na prática sobre os processos de produção de cerveja

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Controle e Automação (Mecatrônica), realizaram uma visita técnica a HEINEKEN Brasil, localizada na cidade de Itu. Os alunos do 7º semestre foram acompanhados da professora Janaina de Melo Franco Domingos, que abordou temas sobre processos produtivos e engenharia ambiental.

A HEINEKEN é uma cervejaria holandesa, fundada em 1864 por Wandscheer Heineken na cidade de Amsterdã. A empresa possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países, empregando aproximadamente 85.000 pessoas. Com uma produção anual de 121.800.000 de hectolitros de cerveja, sendo a terceira maior cervejaria do mundo.

A docente comenta sobre a importância da atividade. “O objetivo da visita foi integrar os alunos nos sistemas de Gestão Ambiental nos postos de trabalho, assim como o funcionamento dos equipamentos dentro de uma Indústria de Bebidas. É importante esse tipo de atividade, pois demonstra na prática aos alunos os processos produtivos que envolvem o impacto ambiental, na área de Tratamento de Efluentes (ETE) que são objetos de estudo na disciplina de Engenharia Ambiental”.

Os alunos diante do aprendizado em sala, explicaram sobre as possíveis alterações a serem realizadas de acordo com sua área de conhecimento. “A empresa é bastante antiga e consolidada na região, trabalha com seguimento alcoólico e não alcoólico com uma grande capacidade de produção, armazenamento e expansão. A área fabril é muito bem identificada e organizada com conceitos importantes de Lean manufacturing, 5S, TPM, entre outros. Como ponto de melhoria, observei que por se tratar de uma infraestrutura antiga, a maioria dos prédios trabalha com lâmpadas halógenas que gera um consumo altíssimo de energia. Poderia ser substituídos por sistema LED. Que além da redução de custo, contribui como o consumo desnecessário de energia impactando positivamente no meio ambiente. Foi uma visita muito proveitosa que com certeza agregou muito meu conhecimento”, afirma Carlos Eduardo Florêncio, aluno de Engenharia de Produção.

A estudante Viviane Lopes dos Santos, do curso de Engenharia de Produção, teve a oportunidade de compreender sobre os processos de redução de custos que a empresa aplica em seu sistema na prática. “Com base na metodologia do programa Total Productive Management (TPM), cujo objetivo é reduzir perdas e elevar o desempenho industrial, as equipes da HEINEKEN atuam constantemente na manutenção das fábricas, para que os equipamentos operem com máxima eficiência e mínimo consumo de recursos naturais. Em apenas um ano, 2014, a HEINEKEN Brasil reduziu em 8% o consumo de água em suas fábricas, uma economia que corresponde a 405.470 m³ de água, o equivalente a 18.500 famílias brasileiras que consomem em um mês. E durante a visita foi possível ver todos os processos de produção, atrelado ao engajamento com a sustentabilidade”.

O investimento tecnológico também impressionou os alunos. “Na visita a Heineken foi possível conhecer toda história do grupo, além do processo de fabricação de alguns de seus produtos. De início já nos foi apresentado à estação de tratamento de água, onde são tratados 99,98% de toda água utilizada pela empresa antes de descartá-la. Então depois seguimos para o setor de fabricação da cerveja. O investimento em tecnologia é notável, onde todos os processos são totalmente automatizados, contando com uma média de 10 funcionários por setor, sendo que a empresa possui 9 setores e opera em 3 turnos”, comenta Clodoaldo Aparecido Lopes, do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica).

A consciência de que sua profissão vai além da mera aplicação apropriada de técnicas deve estar presente na formação do engenheiro, assim situar-se como um profissional ético, conhecedor de seu papel social e político para a sociedade é fundamental para o mercado de trabalho. E as visitas técnicas auxiliam os futuros engenheiros na compreensão dessa vivência. “Agradeço pelo empenho e organização para nos levar até a fábrica da Heineken. Foi uma visita muito proveitosa, agregando novos conhecimentos e ampliando a nossa visão como futuros engenheiros. Conhecer os processos produtivos e a preocupação com o meio ambiente da organização foi muito importante para mim”, afirma Samira Rocha, do curso de Engenharia de Produção.

Ficou interessado em participar das visitas técnicas de Engenharia? Inscreva-se no Vestibular de Inverno 2018 da Faculdade Max Planck.  Todos os cursos da instituição possuem 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Agende sua prova ainda hoje! Terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, 9h30. Acesse: www.faculdademax.edu.br. Max Planck a faculdade de Indaiatuba.

15/05/2018