UNIMAX PROMOVE MINICURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Orientações foram dadas pelo coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio sobre suporte básico de vida a  pessoas em diversas situações de urgência e emergência

Aproximadamente 50 pessoas participaram do minicurso sobre Primeiros Socorros ministrado pelo coordenador do curso de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, professor Alexandro Marcos Menegócio. As orientações foram dadas na sala Educar 1, que ficou lotada.

O docente explica que os primeiros socorros ou socorro básico de urgência são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes. “O prestador de socorro pode até ser uma pessoa leiga, mas tem de ter o mínimo de conhecimento para ser capaz de prestar atendimento à vítima até a chegada do socorro especializado”, conta.

Alex mostra também a diferença do prestador de socorro com o socorrista. “O socorrista é a pessoa tecnicamente capacitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida. Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pré-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as lesões já existentes”, diz.

As diferenças entre urgência e emergências também foram apresentadas pelo professor de Enfermagem. “Urgência é a ocorrência imprevista de danos à saúde, em que não ocorrem risco de morte, ou seja, o indivíduo necessita de atendimento médico mediato,  por exemplo dor torácica sem complicações respiratórias, alguns tipos de queimadura, entre outros”, esclarece. “Já a emergência é a constatação médica de condições de danos á saúde, que implicam em risco de morte, exigindo tratamento médico imediato. Considerando alta prioridade de atendimento, como parada cardiorrespiratória, hemorragias de alta intensidade, intoxicação em geral, queimaduras extensas etc. ”, fala.

Outro aspecto apontado pelo coordenador é a segurança do prestador de socorro ou socorrista. “Em hipótese alguma ponha sua própria vida em risco”, orienta Alexandro. “É necessário manter a calma e o bom-senso; ter em mente a sua segurança; é fundamental ligar para o atendimento pré-hospitalar, assim que chegar ao local do acidente e sempre verificar se há riscos, antes de agir”, completa.

Participante do minicurso, o aluno de Enfermagem, Fernando Baragão, considera muito útil para o desenvolvimento da profissão esse momento de aprendizado complementar ao ensino teórico e prático já oferecido pela instituição. “O minicurso é algo muito interessante, é um projeto muito bom que a UniMAX proporciona não só para os alunos do Centro Universitário, mas para todos que têm o interesse em aprender de modo rápido e com total conhecimento os assuntos dado por profissionais e professores da Max”, salienta.

22/08/2018