UNIMAX PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ENTRE ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA

Ações organizadas pelas professoras Carolina Soares e Ariane Camargo Parra foram destaque sobre o tema

A UniMAX – Centro Universitário Max Planck promoveu entre os alunos do curso de Medicina Veterinária, no campus II, a Campanha Setembro Amarelo, que tem por objetivo a prevenção ao suicídio. Flores amarelas, simbolizando a Campanha, foram distribuídas por todo o HEV-UniMAX (Hospital-Escola Veterinário) junto de frases motivacionais. A iniciativa de enfeitar o campus foi da professora Carolina Soares.

Os estudantes do 8º semestre tiveram ainda a oportunidade de participar de uma mesa redonda organizada pela professora Ariane Camargo Parra e que abordou as principais causas que levam ao suicídio, segundo os pesquisadores convidados. Os dados que serviram de base para a discussão foram apresentados pela psicóloga e coordenadora do curso de Recursos Humanos da UniMAX, professora Carla Borges. O psicólogo especializado em Saúde Coletiva e mestrando em Políticas de Saúde pela Unicamp, Paulo Renato Aquino, trouxe a visão clínica sobre o problema. Ações realizadas para reduzir estes índices também foram foco da conversa.

Carla Borges apresentou índices sobre o suicídio e o impacto que o problema causa em escala mundial. “O Brasil, até 2015 – último índice apresentado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – estava em 8º lugar nas taxas de mortalidade por suicídio. As principais causas são as voltadas para os relacionamentos como solidão, perda de ente querido, depressão, relacionamentos dominadores ou doentios”, revela.

“A pressão por boas notas, a saudade de bons relacionamentos e a depressão são alguns dos indicadores que os alunos mais têm apresentado quando procuram o Programa Percurso. Poder discutir abertamente sobre o tabu, que é o tema suicídio, ajuda aos alunos verificarem que não são os únicos a se sentirem assim. Também reduz o sentimento de culpa de alguns que tiveram amigos que tentaram ou que conseguiram levar às vias de fato, o suicídio”, explica Carla Borges. “A prevenção é a principal arma contra a ‘doença da alma’ que é o pedido de socorro que um suicida apresenta à sociedade ao dizer seu sofrimento diante de situações de sua vida, utilizando isso como último recurso para eliminar sua dor”, completa.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, compartilha da opinião da psicóloga. “É importante para orientar sobre o tema, para prevenção, valorização da vida e divulgar para os alunos que nossa instituição dá suporte para quem precisa. O engajamento nestas campanhas traz para nossa instituição de ensino visibilidade e melhor, traz uma reputação positiva para os alunos e impacto para a sociedade”, salienta.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas até o dia 19/10, as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A prova será realizada no dia 21 de outubro (domingo) às 9h30.

Para se inscrever acesse: CLIQUE AQUI!

Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck.

08/10/2018