UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

UNIMAX NA PRÁTICA – PEDAGOGIA

Workshop – “A Prática do Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Educação de São Paulo”

Alunos do 6º semestre de Pedagogia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck participaram do Workshop A Prática do Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Educação de São Paulo”, no dia 06/09, com a palestrante convidada, professora Vera Lúcia Papini Castro, que atua como coordenadora geral da Escola Estadual Professor Hélio Cerqueira Leite de Indaiatuba.

O convite partiu da coordenadora do curso, professora Sheila Salles Mendes, e contou como atividade prática da disciplina de Gestão Educacional, Supervisão e Orientação Pedagógica. “O objetivo do Workshop foi compartilhar e refletir com os alunos sobre o cotidiano da prática do professor coordenador pedagógico no contexto da Rede Estadual de Educação de São Paulo de maneira a aproximar teoria e prática e promover a interação dos estudantes com profissionais”, explica a coordenadora.

Na oportunidade, Vera Lúcia falou sobre sua experiência como coordenadora junto aos professores na transição dos livros didáticos para o Caderno do Aluno, material didático, que passou a ser utilizado nas salas de aula em 2009 em todo o Estado de São Paulo. Falou também sobre os desafios da carreira, a importância do aprendizado contínuo e sobre o perfil do coordenador, que tem por função primordial ser um formador com foco no resultado que é a aprendizagem do aluno. “O coordenador tem de estudar sempre, porque tem de passar para os outros, tem de passar credibilidade sobre o que está acontecendo”, disse.

A palestrante destacou ainda o papel do coordenador como articulador, como apoio ao professor, sendo corresponsável pela sala de aula, dando direcionamento, indicando estratégias adequadas, incentivando e apontando melhorias. “O professor precisa sentir você como apoio, alguém com quem pode contar e não como um fiscalizador para apontar e por defeito. Essa relação próxima faz a diferença, e é uma das nossas funções também, esse papel transformador para o professor, para que ele se sinta mais aberto às mudanças”, salientou.

Conheça o curso de Pedagogia: CLICK AQUI!