UNIMAX NA PRÁTICA – NUTRIÇÃO

Métodos de conservação de alimentos por fermentação e concentração

O laboratório de Alimentos da UniMAX – Centro Universitário Max Planck foi o local utilizado pelos alunos do 4º semestre do curso de Nutrição para a aula prática de Tecnologia de Alimentos, disciplina dada pela professora Kelly Ferreira.

A aula prática teve por tema os métodos de conservação de alimentos por fermentação, técnica que tem como principal objetivo a competição entre espécies microbianas, que inibem as demais pela disputa de nutrientes e outros elementos presentes nos alimentos. A fermentação, além de auxiliar a conservação dos alimentos, também promove mudanças sensoriais ao alimento fermentado, modificando textura, aroma e sabor.

Nesse mesmo dia, os estudantes aprenderam também sobre conservação por concentração, que ocorre quando há remoção de parte da água existente no alimento. Esta técnica pode ser feita por evaporação, por exemplo. Dentre as vantagens da técnica, destacam-se a conservação do alimento e a facilidade de acondicionamento, transporte e estocagem dos produtos, pois há diminuição de volume e peso.

Saiba mais sobre o curso de Nutrição: CLICK AQUI!

26/09/2018