UNIMAX NA PRÁTICA – NUTRIÇÃO

Processamento de gorduras e proteínas

O processamento de proteínas e gorduras foi tema da aula prática dos alunos do 2º semestre do curso de Nutrição da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba orientada pela professora Ana Célia Aguiar. Segundo a docente, o objetivo é que os estudantes entendam os processos pelos quais esses macronutrientes são tratados para as técnicas dietéticas.

“Como futuros nutricionistas, os alunos necessitam ter conhecimento sobre processos modificadores das estruturas químicas dos alimentos para utilizar técnicas dietéticas adequadas, que mantenham, ao máximo, as propriedades nutricionais do alimento, evitando a formação de resíduos indesejados, além de oferecer às pessoas alimentos saborosos e bem preparados, utilizando, para isso, o conhecimento dos processos para garantir as propriedades organolépticas dos pratos”, conta a professora.

A aula prática proporcionou aos alunos a capacidade de identificar as melhores técnicas dietéticas no preparo de alimento de acordo com suas características químicas, nutricionais, bioativas, funcionais e sensoriais e também de analisar, comparar e utilizar os conhecimentos sobre alimentos, métodos de preparação e aplicá-los no contexto da prática em nutrição.

Ana Célia explica, ainda, que as proteínas e gorduras são duas das macromoléculas necessárias ao bom funcionamento do organismo. “As proteínas são compostos orgânicos de maior significação na construção e estrutura da matéria viva. As principais fontes são carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas, tofu, oleaginosas, etc. Já as gorduras ou lipídios que são os compostos que fornecem a maior quantidade de energia por grama – 9 kcal e são responsáveis por carregar as vitaminas lipossolúveis, promover a termo regulação, proteção contra choques entre outras funções”, diz.

Para o desenvolvimento da atividade, os estudantes trabalharam as técnicas de desnaturação de proteínas (com a utilização de ácidos, álcool e base, além de processos de agitação e calor); Reação de Maillard (escurecimento não-enzimático entre um aminoácido e um açúcar redutor) com o uso de uma carne grelhada em uma gordura escolhida pelo aluno e determinação de ponto de fumaça com o aquecimento de gorduras diferentes (óleo vegetal, azeite de oliva e manteiga).

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

20/12/2018