UNIMAX NA PRÁTICA – NUTRIÇÃO

Aula Demonstrativa sobre RAW Food

Ana Célia Aguiar, professora do curso de Nutrição da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, apresentou, aos alunos do 8º semestre, uma aula demonstrativa sobre RAW Food, alimentação baseada em alimentos de origem vegetal, ricos em vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes, como legumes, hortaliças, frutas, germinados de grãos, fermentados, sementes e frutos secos, não processados ou cozidos acima de 45ºC. Esta alimentação também é conhecida como Crudivegana, Alimentação Viva ou Crudivorismo.

Na oportunidade, a docente preparou um bolo crudívoro de cenoura com cobertura de chocolate com intuito de apresentar uma receita baseada no conceito RAW Food como opção de dieta saudável e curativa, que é aquela capaz de prevenir e curar doenças por meio de uma alimentação adequada. “Muitas vezes, não é preciso adicionar nenhum alimento novo aos hábitos alimentares da pessoa, basta cortar os prejudiciais”, ressalta.

A professora destaca, ainda, a importância deste aprendizado. “Por ser uma dieta baseada em nutrientes com alto poder alcalinizante, em que a ingestão de verduras e frutas é muito superior que na alimentação tradicional, é uma estratégia nutricional importante em algumas patologias, em que há necessidade de restabelecer rapidamente o pH fisiológico do organismo, que é levemente alcalino, já que a alimentação atual é altamente acidificante do metabolismo. Há estudos que apontam que o calor (acima de 45°C) danifica as proteínas e a absorção dos aminoácidos”, explica.

De acordo com Ana Célia, a partir desta atividade, os futuros nutricionistas se tornam capazes de prescrever uma dieta balanceada baseada em alimentos crus de forma que as necessidades nutricionais do indivíduo sejam atendidas naquele momento. Também tiveram a oportunidade de conhecer mais uma estratégia dentro da ciência da Nutrição, além de identificar, analisar, comparar e utilizar os conhecimentos sobre alimentos, métodos de preparação e aplicá-los no contexto da prática em nutrição.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

06/12/2018