UNIMAX NA PRÁTICA! GASTRONOMIA – Aula prática com mandioca e tucupi

Alunos do 1º semestre de Gastronomia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – participaram de uma aula prática em que utilizaram a mandioca, raiz nativa da América do Sul, também conhecida por aipim ou macaxeira em algumas regiões do país. O ingrediente faz parte da cultura e está presente no dia a dia dos brasileiros desde a região norte até o sul.

Como atividade do modelo Educar, a professora Luana Costa, orientou os estudantes sobre o processo de extração do tucupi, líquido de cor amarela forte, típico da região norte do país, originado da mandioca. Uma das características desse caldo é fato da mandioca utilizada ser da espécie “brava”, altamente venenosa por conter ácido cianídrico e que pode causar intoxicação. O processo consiste em descascar, ralar e espremer a mandioca, utilizando o caldo para fazer o tucupi, e a parte sólida para a farinha.

Também quer se profissionalizar em Gastronomia? CLICK AQUI!

10/09/2018