UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

Fisioterapia aliada fundamental no tratamento do Linfedema

Orientados pela professora Fernanda Moraes os alunos do 6º semestre de Fisioterapia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck têm a oportunidade de aprender mais sobre o tratamento do Linfedema, principal complicação pós cirurgia para retirada da mama, e que consiste em uma concentração alta de líquido proteico nos espaços intersticiais, prejudicando o funcionamento do sistema linfático. “Os sinais e sintomas do linfedema são: tensionamento da pele, aumento do membro (diâmetro), diminuição da amplitude de movimento (ADM), reduzindo sua mobilidade nas tarefas diárias”, conta a docente.

A professora diz que o câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento e desenvolvimento celular desordenado, e que o câncer de mama é um tumor maligno encontrado de forma frequente entre as mulheres, no Brasil é diagnosticado de forma tardia causando transtornos físicos, sociais e emocionais. “A fisioterapia tem um papel importante na recuperação funcional, buscando minimizar e controlar o volume do membro, quando o linfedema encontra-se instalado. É de suma importância a intervenção fisioterapêutica de forma precoce, possibilitando prevenir complicações maiores”, salienta.

A professora Fernanda explica que durante as aulas de Dermato funcional, foram realizadas etapas para o tratamento do linfedema que é composta por fases, sendo a avaliação o primeiro procedimento a ser realizado, iniciando com o exame físico (perimetria do membro afetado e o contralateral), análise da pele (se há presença de feridas/alergias/alteração sensibilidade) e a amplitude de movimento.

Já a primeira fase do tratamento é hidratar a pele, drenagem linfática manual (DLM), enfaixamento compressivo e cinesioterapia, movimentos, exercícios específicos para o membro, promovendo contrações musculares somadas ao enfaixamento, auxiliando o sistema linfático. Na segunda fase do tratamento, as bandagens são substituídas pelo uso de braçadeiras/luvas elásticas feitas sob medida, para uso constante. A DLM e a realização da cinesioterapia são procedimentos que o paciente continuará realizando em sua casa com a orientação do fisioterapeuta.

As orientações domiciliares e a continuidade do tratamento serão importantes ao longo da vida e “O papel do tratamento fisioterapêutico é diminuir as complicações que o linfedema ocasiona, favorecendo o retorno às atividades diárias e melhorando a qualidade de vida”, ressalta a professora Fernanda e conclui que “O estudante de fisioterapia tem a oportunidade de aprender desde o funcionamento do corpo humano, as doenças acometidas e os tratamentos possíveis e indispensáveis para a melhora do paciente. As aulas práticas permitem a realização de cada etapa, preparando o aluno para o mercado de trabalho”.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

07/12/2018