UNIMAX NA PRÁTICA – FISIOTERAPIA

Seminário de Equoterapia

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Max Planck – UniMAX realizou no dia 26 de outubro o Seminário de Equoterapia, que contou com a contribuição da fisioterapeuta, Dra. Gabriele Brigitte Walter, e da médica veterinária Dra. Helena Isola, as duas são profissionais da Fundação Rancho GG localizada na Estância Turística de Ibiúna. O evento aconteceu no anfiteatro da instituição de ensino e foi um sucesso.

A Dra. Gabriele, que é a fundadora do Rancho GG, explicou que a “Equoterapia é um método terapêutico holístico interdisciplinar e psicossocial, que trabalha o ser humano por completo, utilizando os recursos oferecidos pelo cavalo, não apenas montar o cavalo, mas aprender com o comportamento, o modo de andar, de agir, e de ser do cavalo. O cavalo é um animal extremamente corajoso; é um ser voluntarioso, tem vontade própria. Temos também que conhecer a anatomia do cavalo, seus músculos, seus ossos, etc.” Segundo a fisioterapeuta, o trabalho é desenvolvido, não somente por um profissional, mas por uma equipe chamada multidisciplinar, que conta com fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, médicos veterinários, entre outros, e abordou também sobre a capacitação e as diversas características do profissional de Equoterapia.

Já a Dra. Helena explanou sobre os recursos que o cavalo oferece para o ser humano: “O atendimento de Equoterapia depende 100% da prática com o cavalo. A equipe tem que conhecer, e estar em sintonia com o praticante, com o cavalo, e a família, pois juntos fazendo a terapia irão trazer algumas demandas para que assim os profissionais organizem um objetivo terapêutico”.

Abordaram também sobre a importância da escolha do animal, e do treinamento adequado para cada indivíduo, as palestrantes destacaram sobre a fundamentação científica e a importância do fisioterapeuta na Equoterapia, além da equipe multidisciplinar, e comentaram sobre  o esporte Paraequestre.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

16/11/2018