UNIMAX NA PRÁTICA – FARMÁCIA

UNIMAX NA PRÁTICA – FARMÁCIA

Preparação de supositório

Utilizando o laboratório de Manipulação, os alunos do 8º semestre de Farmácia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck preparam supositórios, sob a orientação da professora Marcia de Araújo Rebelo, a partir da técnica de moldagem por fusão.

A docente explica que essa forma farmacêutica é administrada por via reta. Os supositórios a base de glicerina são utilizados como laxantes hiperosmóticos, pois promovem o aumento da água na luz intestinal, o que estimula os movimentos peristálticos e a evacuação. Em outros tipos de bases podem ser incorporados fármacos para liberação local ou sistêmica, pois a mucosa intestinal é extremamente vascularizada, o que favorece a absorção da substância ativa. Apresenta como vantagens a administração de fármacos que não favorecem a administração oral devido por serem irritativos a mucosa gástrica, além disso, evita a biotransformação do fármaco devido a metabolização hepática, conhecida como efeito de primeira passagem.

Para isso, os alunos aplicam os conceitos das Boas Práticas de Fabricação, aprendem a preparar esta formulação farmacêutica com a utilização da técnica de moldagem por fusão, além de verificar os vários tipos de bases que podem ser utilizadas. Desta forma, adquirem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento e controle de qualidade dessa forma farmacêutica.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

06/12/2018

Farmácia