UNIMAX NA PRÁTICA – FARMÁCIA

Aplicação de princípios da Química Verde – hidróxido de sódio

O desafio dos alunos do 4º semestre do curso de Farmácia da UniMAX – Centro Universitário Max Planck – foi realizar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio a partir de princípios da Química Verde. Para isso, foram orientados pela professora de Química Analítica, Alba Denise Ferreira.

De acordo com a professora, as soluções de hidróxido de sódio são essenciais nas práticas farmacêuticas para a quantificação de substâncias ácidas nas análises volumétricas.  “A padronização do hidróxido de sódio é um procedimento validado para a determinação da concentração real da solução. Esta prática seguiu um procedimento inspirado  na química verde- a química fundamentada nos princípios para prevenção da poluição, que considera a análise do ciclo de vida de produtos e processos”, explica.

A professora conta também que este é um procedimento inerentemente seguro, pois as soluções manipuladas são soluções aquosas diluídas de reagentes benignos, a ideia foi utilizar o ácido cítrico que provém de método sintético seguro, via biocatálise em solução aquosa, que inclui o uso de os açúcares que são de fonte renovável. “Por outro lado, o reagente tradicional para este tipo de prática, o biftalato de potássio, é produto de um método sintético que parte do naftaleno, um derivado de petróleo. Além disso, o uso do ácido cítrico possibilitou vivenciar aspectos importantes da química ácido-base, como o efeito tampão e a titulação de ácidos polipróticos, com uso de indicador e via análise potenciométrica”, salienta.

FARMÁCIA

Conheça o curso de Farmácia: CLICK AQUI!

18/09/2018