UNIMAX NA PRÁTICA – ENFERMAGEM

Seminário sobre Aleitamento Materno

Um seminário sobre Aleitamento Materno foi realizado pelos alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da UniMAX – Centro Universitário Max Planck incentivados pela professora de Unidade Prática Simulada de Laboratório VI, Maria Paula Bannwart Amgarten.

De acordo com a professora, o objetivo foi abordar as vantagens do aleitamento materno para a criança, para a mulher e para a sociedade, além de conscientizar os alunos sobre as estratégias que poderão utilizar para incentivar, promover e apoiar o aleitamento materno. “A intenção foi mostrar o papel do profissional de saúde como agente transformador dessa prática, conhecendo a anatomia, fisiologia e técnica de amamentação”, explica Maria Paula.

Segundo o Ministério de Saúde, a recomendação é que a amamentação seja realizada até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros seis meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Ainda de acordo com o órgão público, amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Além disso, funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

“Esses momentos em sala de aula são fundamentais para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação profissional dos alunos que serão futuros enfermeiros. Deste modo, eles já vão se identificando com áreas específicas do curso para posteriormente se especializarem. Neste cenário, os alunos podem simular situações muito próximas de uma vivência real, com o intuito de trabalhar o briefing e debriefing”, ressalta o coordenador do curso, Alexandro Marcos Menegócio.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas até o dia 19/10, as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. A prova será realizada no dia 21 de outubro (domingo) às 9h30.

Para se inscrever acesse: CLIQUE AQUI!

Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900 – UniMAX – Centro Universitário Max Planck.

05/10/2018