UNIMAX NA PRÁTICA – DIREITO

Palestra “A importância da perícia técnica no universo legal da atualidade”

O Núcleo de Direito Penal, sempre preocupado com a atualização continuada e crescimento profissional dos alunos, com apoio do curso de Direito da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, promoveu no dia 30 de outubro a palestra com o perito em fonética forense do Brasil, Ricardo Molina, que é também Mestre em Ciências e Doutor em Linguística pela Unicamp. “A importância da perícia técnica no universo legal da atualidade” foi o tema abordado para alunos, imprensa e comunidade local.

Com 28 anos atuando na área criminalística, Molina ganhou notoriedade, em meados de 1990, ao contestar o laudo oficial emitido por um dos mais famosos legistas brasileiros, Fortunato Antônio Badan Palhares, no caso PC Farias. A partir de incoerências quanto à altura da suposta assassina e trajetória da bala, Molina refutou a afirmação de que Suzana Marcolino, namorada do chefe de campanha do então presidente Fernando Collor de Mello, havia cometido crime passional e se suicidado em seguida.

O perito participou ainda das perícias de casos famosos, como a análise dos áudios da caixa preta do avião envolvido no acidente que vitimou o grupo musical Mamonas Assassinas; o assassinato do prefeito de Santo André, Carlos Daniel e; mais recentemente, da defesa de Michel Temer, em que, segundo Molina, pode constatar mais de 290 intervenções no áudio que retrata uma conversa entre o presidente e o empresário da JBS, Joesley Batista.

Segundo Molina, a demanda pericial no Brasil é imensa, só em 2017 foram cerca de 63 mil mortes. “Para o direito, a perícia é fundamental, porém, no Brasil, ela ainda engatinha”, disse. “Humanamente impossível analisar caso a caso com profundidade. Além disso, a desconfiguração na cena do crime proposital ou não por parte da polícia ou parentes dificulta ainda mais a ação da perícia criminal. No caso Eloá Cristina, por exemplo, foram encontradas mais de 140 digitais diferentes”, ressaltou.

Molina, que mantém seu próprio laboratório de criminalística, falou ainda sobre a análise extraoficial que fez do caso Nardoni e dos vídeos envolvendo João Dória, eleito governador do estado de São Paulo.

“Importante ressaltar que a palestra com o professor Molina foi mais um evento realizado pela Faculdade de Direito que proporciona aos alunos um diferencial de aprendizagem”, conclui a assessora do curso de Direito, professora Svetlana V. Biletsky, que orientou toda a organização do evento.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)