UNIMAX NA PRÁTICA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Dinâmica “Informar sobre demitir 50% dos funcionários”

Na disciplina de Estruturas, Funções e Processos Organizacionais, os alunos do 2º semestre de Ciências Contábeis da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba realizaram uma dinâmica com o tema “Informar sobre demitir 50% dos funcionários” orientada pelo professor Wilson Ferrareto.

De acordo com o docente, essa dinâmica é aplicada após a abordagem da teoria sobre processo decisório; tomada de decisão; comunicação e informação como fatores imprescindíveis para o sucesso de uma organização; planejamento e estratégia; modelo racional e modelo racional limitado de tomada de decisão e análise de risco.

O professor explica que a primeira etapa da dinâmica consiste na total liberdade para demitir 50% do quadro de funcionários de uma determinada empresa conforme as convicções dos participantes aplicando os conceitos aprendidos em aula. Já no segundo momento são formados grupos de quatro pessoas para tentarem chegar em um acordo sobre os mesmos 50% demitidos. “Neste caso começa o conflito de pensamentos e aplicações, visto que cada aluno tem suas próprias convicções”, conta. “Na terceira etapa junta-se metade da sala em um grupo maior ainda e a outra metade vai para uma outra sala com mesmo objetivo: chegar a um consenso de demissão em 50%. Imagine a confusão estabelecida”, completa.

Wilson ressalta que após muitas argumentações chega-se a um determinador: cada grupo escolhe os 50% demitidos em um debate fervoroso, pois defendem o porquê, as razões pelas quais ficaram com os colaboradores e demitiram os outros 50%. “Geralmente não são os mesmos resultados e fica muito rico o debate com um intermediador: o professor”, conclui.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

14/12/2018