UNIMAX NA PRÁTICA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Apresentação dos trabalhos de Planos de Negócios

Alunos do 6º semestre de Ciências Contábeis da UniMAX – Centro Universitário Max Planck apresentaram os trabalhos realizados com base no Plano de Negócios proposto pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e que foram desenvolvidos durante a disciplina de Gestão Empreendedora orientada pelo professor Wilson Luiz Ferrareto.

A exposição aconteceu no Centro de Convivência da instituição e trouxe os seguintes projetos: 3 Coxinhas; A.B.M.M. Geladinhos Gourmet Ltda – ME; Brigaderia Gourmet; Brigaderia Pedacinhos do Céu – ME; Ice Dream of Brazil Ltda – EPP; Max Bolos – ME e Max Limpeza.

De acordo com o docente, os estudantes trabalharam desde o nome da empresa até composição social, enquadramento tributário, missão, visão e valores, estudos dos concorrentes, estudo dos fornecedores e pesquisas com clientes. “Eles também aplicaram o Mix de Marketing, que envolve preço – é o que consumidor está disposto a pagar pelo que você irá oferecer; praça – como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes; promoção – é toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os seus produtos ou serviços e não os dos concorrentes e; produto – é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição e que possa satisfazer um desejo ou necessidade”, explica.

Wilson conta, ainda, que os alunos estudaram e elaboraram os custos, plano financeiro, preço do produto, ponto de equilíbrio, markup, plano operacional, capacidade produtiva mensal, análise da matriz SWOT (FOFA – Força, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças), retorno do investimento e finalizando com a análise de viabilidade do negócio: se é viável ou não, e o porquê da decisão.

Entre as competências e habilidades adquiridas a partir do Plano de Negócios, o professor destaca a compreensão do todo administrativo de modo integrado, global, sistêmico e estratégico, e das relações com o ambiente interno e externo; o conhecimento sobre empreender, quer seja compondo equipes de trabalho ou atuando isoladamente; a tomada de decisões em um mundo diversificado e interdependente; a capacidade de lidar com modelos de gestão inovadoras decidindo entre alternativas e identificando e dimensionando riscos e também de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais; além de conseguir antecipar-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)