UNIMAX FIRMA PARCERIA COM UNIVERSIDADE COVENTRY NO REINO UNIDO

Projeto sobre Comportamento Organizacional nas Empresas elaborado pelas alunas do 2º semestre de RH será o primeiro a ser colocado em prática

Tem início neste segundo semestre de 2018, a parceria da UniMAX – Centro Universitário Max Planck com a University Coventry no Reino Unido com o projeto sobre Comportamento Organizacional nas Empresas elaborado pelas alunas do 2º semestre de RH (Recursos Humanos), Beatriz Mendes Reginatto e Young Nan Silva.

De acordo com o professor Paulo Chaves, responsável pelo Departamento Internacional da UniMAX, a OIL (Online International Learning) é o termo usado na Coventry University para se referir a experiências de mobilidade virtual que são incorporadas ao currículo formal e proporciona aos alunos a interação com colegas em universidades internacionais e profissionais. O objetivo é que desenvolvam competências interculturais e competências digitais, trabalhando em conjunto em tarefas ou atividades de aprendizagem específicas.

Paulo explica ainda que o projeto OIL envolve uma colaboração ou interação transfronteiriça com pessoas de diferentes origens e culturas; os alunos devem se envolver em algum tipo de interação on-line; deve ser conduzido por um conjunto de resultados de aprendizagem internacionalizados, destinados a desenvolver perspectivas globais ou a promover as competências interculturais dos estudantes e haver um componente reflexivo que ajude a pensar criticamente sobre essas interações.

“Os OIL Projects podem ocorrer em tempo real para que os estudantes de diferentes países estejam se comunicando e interagindo ao mesmo tempo. No entanto, os projetos também podem ocorrer ‘de forma assíncrona’, o que significa que os alunos de cada país podem interagir e trabalhar juntos em momentos diferentes. Isso pode ser útil quando as diferenças de horário entre os países não são gerenciáveis ​​ou complementares aos cronogramas.”, comenta Paulo.

Ele destaca ainda que os líderes do OIL podem decidir como e até que ponto o projeto do aluno está incorporado nos módulos que eles ensinam e que podem variar em duração e formato. “Os líderes do OIL podem selecionar o tipo de atividades e ferramentas que são mais adequadas para seus alunos e que podem atender às necessidades específicas do assunto. Além de ferramentas com tecnologia universitária como a Virtual Learning Environment. Muitos líderes têm explorado uma ampla gama de recursos on-line, como blogs, mídias sociais, videoconferência e plataformas de compartilhamento de vídeo.”, esclarece.

Incentivada pela coordenadora do curso de RH, professora Carla Borges, a aluna Beatriz conta que o que mais despertou seu interesse foi a chance de ter contato com o curso que estuda, mas com a visão de outro país. “Estou muito animada, acredito que vai agregar bastante conhecimento. Pode ser que eu tenha um pouco de dificuldade com o inglês quando o contato for por Skype, porém vou treinar bem para que dê tudo certo. Acho que vai contribuir 100% nos dois setores, tanto acadêmico quanto profissional, com certeza vai gerar um valor imenso pro meu currículo”, salienta.

Para Young, a oportunidade de desenvolver a língua inglesa, além de compartilhar experiências com outra cultura, foi o que mais contribui para sua participação no projeto. “Minha expectativa é aprender a pensar de uma nova maneira, além de poder compartilhar com pessoas de outra cultura o dia a dia das organizações na nossa cultura. Acredito que ele possa contribuir com conhecimento e aprendizagem principalmente no jogo de cintura, de como saber lidar com as situações que ocorrem no cotidiano, além de ser um destaque no meu currículo acadêmico”, conclui.

Benefícios

Os projetos poderão ser submetidos por ambas as instituições a qualquer momento. O aluno, ou grupo de alunos, pode propor algum tema específico de sua área de estudo e a área Internacional da UniMAX envia o projeto e intermedia o contato com os interessados da Universidade de Coventry.

Paulo considera que participar de um projeto como esse pode ajudar os alunos a se tornarem graduados globais, dar a chance de interagir, envolver-se e colaborar com outras nacionalidades; compartilhar a compreensão das sociedades, modos de vida e perspectivas para desenvolver habilidades interculturais e compreensão mútua; observar, ouvir e aprender sobre diferenças no estilo de comunicação, expressões não-verbais e linguagem corporal; além de experimentar, interagir e obter insights sobre as diferenças culturais nas relações humanas, comportamento e comunicação e aumentar a capacidade de gerir e responder adequadamente a diversas opiniões, crenças e valores que possam ser diferentes.

Sobre a contribuição do projeto para a vida do aluno, Paulo enfatiza: “Desenvolver habilidades digitais são fundamentais para a vida no século 21, especialmente aquelas que lhes permitirão participar de trabalho em equipe envolvendo redes de profissionais dispersos geograficamente”, finaliza.

30/08/2018