UNIMAX FIRMA PARCERIA COM ONG AILA DE COTIA

Alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil já iniciaram o projeto social. Estudantes de Medicina Veterinária também estão apoiando a entidade

Pensando sempre em oferecer oportunidades para os alunos colocarem em prática os conceitos de sala de aula, o UniMAX – Centro Universitário Max Planck firmou parceria para o desenvolvimento de projetos sociais com a ONG (Organização Não-Governamental) AILA (Aliança Internacional do Animal) da cidade de Cotia. A entidade sem fins lucrativos, que atua desde 1999 na defesa dos Direitos dos Animais por meio de ações educativas, em todo o país, tem por objetivo oferecer formação humana fundamentada no respeito à vida.

O intermediador da parceria é o aluno de Medicina Veterinária do UniMAX, Marco Aurelio de Almeida, que trabalha na empresa multinacional holandesa, Hendrix Genetics Ltda., com sede na cidade de Salto, subsidiária para a América do Sul, que atua em pesquisa, melhoramento e distribuição de genética animal das espécies Galinhas de Postura, Suínos, Perus, Salmões, Trutas, Camarões e Aves de Capoeira.

Segundo Marco, desde 2014, a expansão das atividades do Centro Universitário Max Planck despertou a atenção da Hendrix quando, a partir de convênio firmado com a instituição de ensino, colaboradores da empresa passaram a frequentar cursos de graduação em áreas biológicas e humanas. “Encontrei no curso de Medicina Veterinária o complemento ideal para o enriquecimento de minhas atividades e da aproximação com os coordenadores desse curso, Maria Fernanda Marvulo e Thyago Dercoli, e assim nasceram parcerias de descontos para funcionários da Hendrix, utilização de profissionais da Hendrix em palestras no UniMax e doação pela Hendrix de Aves de Postura para Granja-Escola no Hospital-Escola Veterinário do UniMax”, explica.

O estudante conta, que além das atividades já desenvolvidas pela parceria entre a Hendrix e o UniMAX, mais uma foi iniciada em abril deste ano. “Além da continuidade das parcerias mencionadas, essa iniciativa nos levou ao encontro de mais um motivo para trabalhos em conjunto, o voluntariado com a ONG AILA, cujos mantenedores possuem relacionamento de amizade comigo e desenvolvem atividades de proteção a animais, além de manter abrigo contínuo para mais de 1.300 cachorros e gatos em sítio no município de Cotia”, explica o estudante. “Mais uma vez o UniMax, sob encaminhamento do Tom Sociocultural, junto ao Diretor Professor Celso Braga, atendeu demandas de projetos sociais que combinam com a filosofia do UniMAX e, multidisciplinarmente, se iniciaram duas frentes de apoio”, diz.

Uma das frentes mencionadas por Marco teve início em junho, quando alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizaram uma visita técnica na sede da ONG. A intenção da visita, que foi acompanhada pelo coordenador do curso de Engenharia Civil professor Gustavo Queiroz Gomes e pelo professor José Adriano da Arquitetura, foi o levantamento das instalações da ONG que servirão para atualizar licenças habitacionais junto à Prefeitura de Cotia. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido no Escritório Modelo do UniMAX com orientação da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Elena Furlan de França, e da professora Filomena Colevate, além do apoio da Engenharia Civil.

11/09/2018