UNIMAX FIRMA PARCERIA COM ONG AILA DE COTIA

Alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil já iniciaram o projeto social. Estudantes de Medicina Veterinária também estão apoiando a entidade

Pensando sempre em oferecer oportunidades para os alunos colocarem em prática os conceitos de sala de aula, o UniMAX – Centro Universitário Max Planck firmou parceria para o desenvolvimento de projetos sociais com a ONG (Organização Não-Governamental) AILA (Aliança Internacional do Animal) da cidade de Cotia. A entidade sem fins lucrativos, que atua desde 1999 na defesa dos Direitos dos Animais por meio de ações educativas, em todo o país, tem por objetivo oferecer formação humana fundamentada no respeito à vida.

O intermediador da parceria é o aluno de Medicina Veterinária do UniMAX, Marco Aurelio de Almeida, que trabalha na empresa multinacional holandesa, Hendrix Genetics Ltda, com sede na cidade de Salto, subsidiária para a América do Sul, que atua em pesquisa, melhoramento e distribuição de genética animal das espécies Galinhas de Postura, Suínos, Perus, Salmões, Trutas, Camarões e Aves de Capoeira.

Segundo Marco, desde 2014, a expansão das atividades do Centro Universitário Max Planck despertou a atenção da Hendrix quando, a partir de convênio firmado com a instituição de ensino, colaboradores da empresa passaram a frequentar cursos de graduação em áreas biológicas e humanas. “Encontrei no curso de Medicina Veterinária o complemento ideal para o enriquecimento de minhas atividades e da aproximação com os coordenadores desse curso, Maria Fernanda Marvulo e Thyago Dercoli, e assim nasceram parcerias de descontos para funcionários da Hendrix, utilização de profissionais da Hendrix em palestras no UniMax e doação pela Hendrix de Aves de Postura para Granja-Escola no Hospital-Escola Veterinário do UniMax”, explica.

O estudante conta, que além das atividades já desenvolvidas pela parceria entre a Hendrix e o UniMAX, mais uma foi iniciada em abril deste ano. “Além da continuidade das parcerias mencionadas, essa iniciativa nos levou ao encontro de mais um motivo para trabalhos em conjunto, o voluntariado com a ONG AILA, cujos mantenedores possuem relacionamento de amizade comigo e desenvolvem atividades de proteção a animais, além de manter abrigo contínuo para mais de 1.300 cachorros e gatos em sítio no município de Cotia”, explica o estudante. “Mais uma vez o UniMax, sob encaminhamento do Tom Sociocultural, junto ao Diretor Professor Celso Braga, atendeu demandas de projetos sociais que combinam com a filosofia do UniMAX e, multidisciplinarmente, se iniciaram duas frentes de apoio”, diz.

Uma das frentes mencionadas por Marco teve início em junho, quando alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizaram uma visita técnica na sede da ONG. A intenção da visita, que foi acompanhada pelo coordenador do curso de Engenharia Civil professor Gustavo Queiroz Gomes e pelo professor José Adriano da Arquitetura, foi o levantamento das instalações da ONG que servirão para atualizar licenças habitacionais junto à Prefeitura de Cotia. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido no Escritório Modelo do UniMAX com orientação da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Elena Furlan de França, e da professora Filomena Colevate, além do apoio da Engenharia Civil.

Alunos do curso de Medicina Veterinária também estão apoiando a entidade. Em julho, um grupo do 6º semestre passou duas semanas no local prestando serviços, auxiliando os médicos veterinários responsáveis técnicos pela ONG no atendimento aos 1.300 animais. “Esta foi uma primeira fase, ainda há outras atividades previstas como a continuidade das atividades complementares, avaliação de possibilidades de estágios obrigatórios, revitalização de unidade-volante (ônibus) de atendimento veterinário da ONG e avaliação de programas nutricionais para os animais internos na AILA”, revela Marco. “Essencialmente, a resposta a tais iniciativas têm em seu cerne a aplicação concreta do mote central do UniMax e do idealizador, o Reitor e Professor Ricardo Tannus: seu futuro na prática”, finaliza o estudante de Medicina Veterinária.

11/09/2018