UNIMAX DÁ SUPORTE À 2ª EDIÇÃO DO POWERMAN BRASIL COM CERCA DE 200 ALUNOS

Funcionária do Centro Universitário, Lane Silva, conquistou o título de vice-campeã da modalidade Power Run 5K

A UniMAX – Centro Universitário Max Planck, uma das patrocinadoras da 2ª edição do Powerman Brasil na cidade de Indaiatuba, deu suporte com aproximadamente 200 alunos ao evento esportivo, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Velódromo Municipal Joaraci Mariano De Barros. A organização do voluntariado foi feita pelo coordenador do curso de Educação Física, professor Pedro Luiz Bulgarelli.

Entre as atividades realizadas pelos estudantes estão a entrega de kits (camiseta, chip e numeração), águas e toalhas aos atletas durante a competição, transição do Duathlon (troca da corrida pela bicicleta), verificação de doping (exame para verificar substâncias para melhorar desempenho), recovery (recuperação pós-treino), suporte na premiação, etc.

A aluna do 4º semestre de Educação Física, Mayra Poliana Eloy de Paula, conta que chamou sua atenção a estrutura do evento que constituiu em várias etapas como patrocínio, inscrição, montagem, colaboração, equipe de voluntários, trânsito, mobilização de Prefeitura, Ministério do Esporte até confederações esportivas. “Como aluno é uma oportunidade de vivenciar a prática seja no âmbito do desenvolvimento do atleta como na organização de um evento esportivo. Em nossa carreira acrescenta não só conhecimento como network”, salienta.

Também do 4º semestre, João Antônio Pereira, que nunca havia participado de um evento desse porte, revela que o que mais despertou seu interesse foi o desempenho dos atletas. “O que mais me chamou a atenção foi o desgaste, a dificuldade de uma prova como essa e a vontade de todos os atletas em completá-la”, ressalta. “É muito importante trabalhar em eventos assim, principalmente para minha área de Educação Física, entendendo a verdadeira demanda física e mental dos atletas durante provas tão extenuantes como essa. É uma oportunidade de saber como podemos atuar para ajudá-los como futuros profissionais da área”, completa.

A UniMAX destacou-se, ainda, no evento com o rápido atendimento à atleta que também é funcionária da instituição, a videomaker Lane Silva, que conquistou o vice campeonato da modalidade Power Run 5K, completando a prova em 22 minutos 6 segundos. “Quem me acompanhou nas redes sociais sabe o quanto eu não estava bem fisicamente. A gripe me pegou três dias antes da competição e saí de casa com muita dificuldade em respirar e com o coração conformado em pegar apenas a medalha de finish”, conta. “Mas corrida é uma coisa de doido. Cheguei na pista, bateu uma gana, lembrei que me preparei por 45 dias para essa prova. Decidi me esforçar e ver no que dava. Fiquei no pelotão do pódio a prova inteira. Cruzei a linha de chegada literalmente sem ar”, disse.

A videomaker enfatiza que a atuação dos alunos do curso de Fisioterapia da UniMAX foi fundamental  para sua recuperação imediata. “Eles fizeram a massagem em meu tórax para que o ar retornasse ao meu pulmão. Deu tudo certo! Essa foi a prova mais dolorida que eu fiz até hoje. Nunca senti tanta dor na garganta e pulmão como nesta prova”, conclui.

Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Pedro Bulgarelli, a parceria com o Powerman Brasil foi muito enriquecedora para os alunos. “Foi muito gratificante ver como a comunidade acadêmica se envolveu com o evento, uma vez que contamos com voluntários de todos os cursos da UniMAX. Alguns cursos realizaram atividades específicas como a Educação Física, que cuidou do Antidoping e Transição; a Enfermagem, no pronto atendimento dos atletas; e a Fisioterapia que comandou a área de recuperação pós prova para os atletas, com grande destaque”, diz. “Mais independente das funções específicas, todos os alunos representaram a UniMAX de forma muito relevante, uma vez que toda a organização do evento foi elogiada. Vale também ressaltar que além dos voluntários, muitos dos alunos do curso de Educação Física da UniMAX participaram do Powerman como contratados do evento, mostrando também a qualidade profissional e a referência que nossos alunos se tornaram. Esperamos participar novamente do Powerman Brasil no próximo ano”, conclui.

29/08/2018