UNIMAX ATUALIZA! O QUE FAZ O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?

A Engenharia de Produção é um foco da indústria baseada em Máquinas-Ferramenta, Ciência dos Materiais, Controle de Qualidade, Controle Financeiro, Custos de Manufatura, Logística e Gestão de Processo. Os engenheiros de produção profissionais são responsáveis por todos os aspectos do projeto, desenvolvimento, implementação, operação e gerenciamento do sistema de manufatura. A manufatura é o elemento mais importante em qualquer processo de engenharia e os engenheiros de produção são os principais funcionários de muitas organizações. Os produtos fabricados vão desde aviões, turbinas, motores e bombas, circuitos integrados para equipamentos robóticos, alimentos, agronegócio, isto é, qualquer processo industrial. Porém, hoje em dia, o engenheiro de produção está presente em qualquer processo de gerenciamento, industrial ou não, podendo ser encontrado em bancos, hospitais, construção civil, comércio, etc.

Engenheiros de produção trabalham para a escolha de máquinas e equipamentos para o processo de fabricação específico. Os engenheiros de produção planejam e programam a produção em qualquer indústria de manufatura. Os engenheiros de produção programam as máquinas CNC para produzir componentes de engenharia, como engrenagens, parafusos, etc. Eles são responsáveis pelo controle de qualidade, distribuição e controle de estoque. Atuam no gerenciamento de serviços e comércio. Podem estar presentes na administração de grandes empresas e até no setor hospitalar. Encontram diversas oportunidades de concurso nos setores públicos e privados.

Principais setores para engenheiros de produção trabalharem: Laboratórios de Pesquisa; Setor de manufatura; Setor de comunicação; Transporte; Setor Bancário e Financeiro; Indústria e Logística Farmacêutica; Turismo; E-business; Setores de Saúde e Hospitalar; Tecnologia da Informação; etc.

No Centro Universitário Max Planck, o estudante interessado em ingressar na área de Engenharia de Produção, encontra um curso sólido e em consonância com o mercado de trabalho. Laboratórios de excelência nas áreas de física, materiais , fabricação, automação, robótica, FabLab, Lean Manufacturing e diversas fábricas que simulam os principais processos industriais. Estágios em empresas de ponta presentes na Região Metropolitana de Campinas. Além disso, o projeto pedagógico do curso é baseado no ABP – Aprendizado Baseado em Projetos, propiciando uma integração com a realidade do mercado de trabalho.

15/10/2018