Turmas de Engenharia de Produção entregam brinquedos à instituição social

Peças produzidas durante aulas práticas beneficiaram crianças da ABID

Estudantes do 6o semestre de Engenharia de Produção terminaram o ano de 2016 concluindo uma importante ação social, cujo engprod-brinquedos-2desenvolvimento demandou vários meses de muito aprendizado. A partir de atividades práticas propostas dentro das disciplinas Processos de Produção e Produção de Qualidade, os alunos das turmas A e B produziram brinquedos educativos que foram doados à Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID), de Indaiatuba. A entrega aconteceu dia 15, para a alegria de dezenas de crianças e emoção de alunos.

“Gostaria de agradecer em nome de toda equipe da ABID, a ação social realizada pela Engenharia da Max Planck, que desenvolveu brinquedos educativos para as nossas crianças, entregues justamente na semana da nossa Festa de Natal! O brincar é fundamental para o desenvolvimento dos nossos futuros adultos. Esta questão é tão séria que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança”, declarou a Karine Pleszezak Barbosa, da área de Marketing e Captação de Recursos da ABID.

dsc_1145As peças foram suficientes para doação individual para crianças dos Projetos Conviver e Acolher, e também para renovar a Brinquedoteca da Associação. Além disso, segundo Karine, cerca de 50 brinquedos foram enviados para outras duas instituições de Indaiatuba: Casa da Fraternidade e Manaem.

“Para esse projeto os alunos tiveram que mergulhar no processo de fabricação das peças, desde o planejamento até o manuseio de ferramentas e equipamentos de usinagem. Com isso eles conseguiram praticar conceitos importantes como desenho, controle dimensional, trabalho em equipe, além de gerenciamento do projeto”, explicou o professor Luciano Rigolo.

Foram meses de preparação até a primeira apresentação pública dos projetos, que aconteceu durante a Semana das Engenharias, realizada em outubro.  Foi o caso do Tabuleiro Criativo, de montagem com peças geométricas, produzido pelo grupo de José Uedson dos Santos. “Nós tivemos que pesquisar materiais e legislação específica para desenvolver um produto adequado ao dsc_1158mercado. Foram quase 100 horas de trabalho e muito aprendizado”, afirmou.

Juntas, as turmas conseguiram produzir mais de 150 peças de brinquedos. “Foi muito produtivo. Eu adquiri conhecimento, usei ferramentas que não conhecia. Nunca passou pela minha cabeça que a profissão que escolhi poderia me proporcionar fazer uma ação como essa. Foi uma tomada de consciência”, contou o aluno Sérgio Carvalho Sakamoto. “Nós aplicamos conceitos do curso, além de levar alegria às crianças. Então, fico feliz em dar essa contribuição para a sociedade”, disse o aluno Gustavo Dias.

Para Jean Moraes, que participou da criação do Tetris Toy, jogo com peças de montar, a atividade prática foi bastante desafiadora. “Agregou bastante valor à formação e deu motivação também, porque conseguimos olhar o ser humano e vimos como podemos ajudar com os nossos conhecimentos”, contou.

dsc_1149O colega Leonardo Menezes, que ajudou a produzir o jogo de futebol Pregobol, concorda. “Foi a primeira vez que participei de uma ação social desse tipo. Gostei muito de trabalhar em equipe. A atividade mostrou que somos capazes de muita coisa. Então, acredito que vou ser um profissional melhor”, comentou.

Participante do grupo que desenvolveu aviões de madeira, a estudante Samira Camargo Cunha também reconhece o valor da ação e já faz planos para um futuro próximo. “Eu achei muito instrutivo. Acredito que para o ano que vem podemos aprimorar, pois adquirimos muito conhecimento, especialmente nas relações interpessoais”, garantiu.

Aluno do 4o semestre de Pedagogia, Regis Camargo trabalha de monitor na ABID, instituição que recebeu os brinquedos. “Gostei muito da iniciativa dessa turma de Engenharia e acredito que esses brinquedos vão fazer a alegria da criançada. As peças estão bem produzidas e são únicas, não existe nada igual. Acredito que vão ajudar muito no desenvolvimento pedagógico da garotada”, explicou.

De acordo com o professor Luciano, a atividade comprova que a formação vai além da técnica, tendo um caráter bastante humanista. “Eu achei uma experiência muito gratificante, especialmente por ver o empenho dos alunos. Muitos vieram nos finais de semana para concluir as peças porque queriam contribuir para o Natal das crianças. Ou seja, houve um comprometimento com prazo, além de obedecerem todas as regulamentações que envolvem a produção de brinquedos”, finalizou.

21/12/2016

Fotos: Claudia Shirano – Faculdade Max Planck.