Tumor cutâneo comum em cães é tema de Reunião Clínica de Medicina Veterinária

Tumor cutâneo comum em cães é tema de Reunião Clínica de Medicina Veterinária

Iniciativa acontece semanalmente e é direcionada a alunos de todos os semestres

 Especialidade que vem crescendo na Medicina Veterinária, a oncologia foi tema da Reunião Clínica realizada no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX) no dia 17/04. “Os animais estão aumentando sua expectativa de vida, ficando mais velhos e expostos a vários aspectos como poluição, estresse, sedentarismo, tudo isso aumenta a possibilidade do desenvolvimento de tumores. E com essa especialidade estudamos novos medicamentos e protocolos, bem como terapias adjuvantes que permitem ao médico veterinário dar uma qualidade de vida melhor para os animais. Por isso, é uma especialidade que está em pleno desenvolvimento”, afirma a professora Érika Nonaka Risseto, responsável pela atividade.

A iniciativa acontece semanalmente e é aberta para alunos de vários semestres, além de corpo clínico, professores, estagiários e residentes. A ideia é discutir casos e avaliar os melhores tratamentos. Por isso, a abordagem dessa vez foi o estudo do Mastocitoma em cães, tipo de tumor cutâneo maligno que compromete o sistema imunológico e não tem cura. “Em cães, os tumores de mastócitos são a terceira neoplasia cutânea de maior prevalência. Têm três classificações: grau I, bem diferenciado; grau II, moderadamente diferenciado; e grau III, pouco diferenciado”, comenta o residente Renan B. Ferreira, que apresentou os casos aos participantes.

Para exemplificar o assunto, foi apresentado o caso de um atendimento realizado no HEV. “Trouxemos o exemplo de um cão de 6 anos de idade e 36 quilos que apresentava um tumor na parte externa da orelha esquerda. Mostramos o diagnóstico e o tratamento realizado, que necessariamente passou pelo corte da orelha, procedimento denominado conchectomia”, explica o médico veterinário. “O câncer é uma doença que acomete principalmente animais geriátricos. Portanto, animais idosos necessitam de tratamento adequado, inclusive cirúrgico”, completa.

O estudante Danilo Biscaro, do 3º semestre, faz questão de participar das iniciativas extras aulas, por isso garantiu presença nessa discussão. “As Reuniões Clínicas são de grande valia para o incremento e discussão de conhecimentos. O tema abordado “mastocitoma” evidenciou um problema comumente abordado e dificilmente diagnosticado previamente. Isso é algo a ser somado na formação profissional pois, diante de relatos, diagnósticos e tratamentos abordados na palestra, adquirimos a competência de em prováveis casos ter um norte para o provável diagnóstico”, declarou.

Cópia de MedVet - Casos Clínicos 1704 - 2-EditedAluna do 9º semestre, Liliane Cristina Medina concorda com o colega em relação à importância  das discussões. “Essas atividades são muito importantes, devido à sua execução, onde há  conversas, debates e opiniões, a troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. É uma iniciativa  enriquecedora para minha formação e acredito que para todos os estudantes também”, disse.

O tema em destaque também foi aprovado pela estudante. “Acredito que é de suma importância,  pois essa patologia é muito comum em certas raças e a abordagem sobre o assunto levanta questões  para o conhecimento do mesmo. Gerou conhecimento muito positivo, podendo assim ter um  tratamento para obter melhor qualidade de vida”, completou.

A professora Erika reforça que o avanço dos estudos a respeito do tema ajuda na resolução positiva  dos problemas. “É importante que as pessoas saibam que o câncer, quando diagnosticado      precocemente, tem grande chance de conseguir controle e cura, que não é o fim da linha, que  podemos ajudar muito, de diversas formas. Porém, depende dos proprietários estarem atentos às  alterações, que às vezes são mínimas, para poder levar ao veterinário e realizar os exames  necessários para buscar buscando a origem daquele sintoma e mal estar que o animal está  apresentando”, garante.

Vale lembrar que o HEV-MAX realiza Reuniões Clínicas que acontecem às segundas-feiras, para pequenos animais, e às quartas-feiras, para grandes animais. O Hospital realiza, ainda, Discussões de Casos Clínicos diariamente. O objetivo é tirar dúvidas, acompanhar evolução dos casos, analisar conduta e terapêutica.

05/05/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful