Treinamento gerencial para o CAPS é realizado pelo curso de Administração

Instituição de Indaiatuba recebe orientações para produção de planejamento

O curso de Administração realizou uma importante ação social em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS AD de Indaiatuba. Durante duas tardes, o coordenador do curso, professor Benedito Décio da Silveira Camargo Junior, foi facilitador de um treinamento a cerca de 20 profissionais da instituição com o objetivo de aperfeiçoar as qualificações gerenciais da equipe. “Em outras palavras, nossa proposta foi cuidar um pouco de quem cuida o ano todo”, comenta.

A programação do treinamento fez parte das últimas atividades práticas produzidas pelos alunos de Administração em 2016. A turma do 2º semestre ficou responsável por pesquisar e selecionar os cases utilizados durante os encontros. “Os alunos gostaram muito do desafio e se empenharam em procurar um material atual e didático”, afirma o coordenador.

Os materiais para estudo foram definidos a partir da agenda do evento, que contou com debates, vivências, dinâmicas e discussão de casos. No primeiro dia, foram desenvolvidas atividades relacionadas a cenários de mudança, estratégia organizacional, processo decisório, entre outros. Já no segundo dia foi a vez de tratar de temas como planejamento de projeto, além de cooperação e colaboração, gerenciamento de projetos e práticas de negociação.

“Seguindo o método aplicado em nosso curso de Administração, fizemos exercícios práticos para verificar o estilo de cada profissional e ajudar a definir o perfil decisório de cada um. E ADM - CAPS-2reconhecer seu estilo é fundamental para uma tomada de decisão mais coerente”, explica o professor Décio.

Centro de referência para tratamento de usuários de álcool, drogas, tabaco e outras substâncias nocivas à saúde, o CAPS é uma instituição ligada à Secretaria de Saúde de Indaiatuba. “Eu acho que foi uma experiência muito boa, que nos beneficiou bastante. Conseguimos captar as ideais apresentadas criando um olhar diferente do nosso dia-a-dia, e isso foi fundamental para o nosso planejamento. Queria que a equipe fosse cuidada, e isso aconteceu. Então, só ganhamos”, garante a responsável pelo CAPS, Rosangela Chiavegati Soqueti.

Para o ano de 2017, a expectativa é reforçar o trabalho. “Para nós foi uma atividade extremamente valiosa. E acredito que renovando a parceria podemos ampliar a atuação dos alunos, reforçando nosso comprometimento com ensino prático e formação humanista de nossos alunos”, finaliza o coordenador de Administração da MAX.

30/01/2017