Semana promovida por Arquitetura e Engenharias ofereceu palestras e exposição de alunos

Semana promovida por Arquitetura e Engenharias ofereceu palestras e exposição de alunos

Projetos de cunho social e de relevância científica estiveram entre os temas apresentados

dsc_0074Em 2016, a excelência dos cursos de Arquitetura e Engenharias pôde ser conferida em uma semana de muitas atividades. Além de diversas palestras com especialistas e representantes de grandes empresas da região e exposição de produtos, o ponto máximo foi a apresentação de mais de 100 trabalhos de alunos, comprovando a criatividade e inovação dos acadêmicos. Muitos alunos tiveram a preocupação com o lado social, evidenciando a formação dsc_0719humanista dos futuros engenheiros e arquitetos.

Aproveitando as aulas práticas, aplicadas pela MAX em todos os cursos da Instituição, os alunos tiveram cerca de dois meses para produzir os projetos. Divididos em dsc_0917grupos, estudantes de todos os semestres desenvolveram trabalhos a partir de temas alinhados com as disciplinas regulares. “Cada um com seu conhecimento conseguiu atingir o objetivo. Todos entregaram ótimos projetos. Estamos realmente muito satisfeitos e orgulhosos com os resultados”, explicou o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor José Eduardo Rossilho de Figueiredo.

Desenvolvimento de brinquedos educativos foi o desafio paradsc_0860 o 6° semestre de Engenharia de Produção. Os produtos serão doados a instituições sociais de Indaiatuba. O grupo de Douglas Peres resolveu fazer um tabuleiro de madeira com peças coloridas de EVA para montagem. “Foi muito desafiador. Mas nós tivemos semaapoio dos professores, especialmente para o lado humanista da nossa profissão, quando atuamos com esse tipo de produção”, disse. Pai de Maria Luiza, de 3 anos, Douglas usou a paternidade como incentivo. “Eu trabalho e tenho condição de comprar quase tudo o que minha filha pede. Mas fico pensando no pai que não tem essa condição. Então, após a feira, vamos acelerar a produção dos brinquedos para garantir um Natal mais feliz para crianças carentes”, explicou.

Identificação de pontos de melhoria em um hospital psiquiátrico foi o trabalho produzido pelo grupo de Bruno Lançoni Neto. “Nós fizemos um detalhamento de todos os processos utilizando o aprendizado que tivemos no laboratório Lean Manufacturing. Com esse trabalho, com certeza, passamos de simples estudantes para cidadãos ativos”, disse.

Contribuições relevantes para a sociedade também foramdsc_0860
identificadas nos outros cursos. É o caso do projeto desenvolvido pelo grupo de Gabriel Ortiz, aluno do 6o semestre de Controle e Automação (Mecatrônica): um carrinho de controle-remoto replicando protótipos de módulos lunares de exploração. “Nossa ideia é aproveitar o projeto para o nosso TCC, pois assim teremos tempo para aprimorar a peça e agregar mais atributos. O bom é que os professores nos dão todas as informações, mas somos nós que desenvolvemos tudo, o que contribui muito para o nosso aprendizado”, falou.

O grupo de Fabio Maciel, do 6° semestre de Controle e dsc_0827Automação, desenvolveu uma injetora industrial. “Foi um processo muito positivo. Conseguimos aprender bastante, especialmente com os erros. Com certeza, identificamos muitos pontos para melhoria. E o apoio dos docentes foi decisivo”, comentou.

Especialista das áreas de Administração e Engenharia, a profissional Marili Siqueira da Silva visitou a exposição e elogiou a qualidade dos trabalhos e o perfil dos alunos. “São peças muito bem produzidas. Vi trabalhos do 6o semestre que em outras faculdades são desenvolvidos por alunos do último período. Além disso, os estudantes são muito bem articulados, sabem defender as ideias e são muito convincentes”, declarou.

Na área de Arquitetura, além dos projetos desenvolvidos por alunos, os visitantes puderam conferir uma mostra com 10 pôsteres de Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores arquitetos do mundo. A iniciativa é uma parceria com o engenheiro Hamilton Lombardi. “Foi uma ótima oportunidade para alunos e visitantes conhecerem um pouco da genialidade desse profissional que representa tão bem o Brasil no mundo inteiro”, afirmou a professora Lourdes Abbade, coordenadora do curso de Arquitetura.

A Semana de Arquitetura – ARQMAX e a Semana Acadêmica das Engenharias da Max Planck – SAEM aconteceram de 17 a 21/10 e foram produzidas por professores e alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e Engenharia de Produção da Faculdade Max.

01/11/2016

Fotos: Claudia Shirano- Faculdade Max Planck.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful