MANUAL DO ALUNO

Informações importantes para você aluno Max Planck

Aqui, você encontra toda informação que o aluno MAX PLANCK precisa saber.
Clique no assunto desejado para visualizar o conteúdo.

 

ALUNO

Constituem o Corpo Discente da Faculdade Max Planck os alunos regulares e os alunos não-regulares.

Aluno regular
É o aluno matriculado em curso de graduação.

Aluno não-regular
É o aluno inscrito em curso de pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento, de extensão, sequenciais ou em disciplinas isoladas de qualquer um dos cursos oferecidos regularmente pela Faculdade Max Planck, nos termos das normas aprovadas pelo Conselho Pedagógico.

Importante: O aluno que não estiver regularmente matriculado não poderá participar de quaisquer atividades acadêmicas. Os professores não poderão autorizar alunos não matriculados a realizar provas ou participar de quaisquer atividades acadêmicas, nem tão pouco permitir que sejam adicionados nomes no diário de classe.

ABONO DE FALTAS

O abono de faltas somente é aceito nos casos previstos em lei, sendo:

Decreto-Lei n. 715/69 (Militar em Reserva)
Todo convocado matriculado em órgão de Formação de Reserva que seja obrigado às faltas a suas atividades civis, por força de exercício de manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exercício de apresentação das reservas ou cerimônia cívica, do Dia do Reservista, terá suas faltas abonadas para todos os efeitos.

Lei n. 10.861, de 14/04/2004 (SINAES), que dispõe em seu art. 7º, §5º:
As instituições de educação superior deverão abonar as faltas do estudante que, em decorrência da designação de que trata o inciso IV do caput deste artigo, tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas.

Procedimento para Solicitação de Abono de Faltas:

O aluno formalizará a solicitação de abono de falta na Central de Atendimento, mediante preenchimento de requerimento específico, acompanhada da documentação comprobatória.

O prazo para ciência do despacho decisório será de quinze (15) dias úteis a partir da data da solicitação.

Atenção: Não há abono de faltas por motivo de religião, casamento, morte, viagem, trabalho ou doença.

ADITAMENTO DO FIES

O aditamento do FIES é a renovação do contrato de financiamento que deve ser realizada a cada semestre. Esta renovação comprova que o aluno continua matriculado e estudando.

O aditamento deve ser feito na mesma época em que o aluno realiza a rematrícula.

O prazo para o aditamento é definido pela instituição de ensino e precisa cumprir a regulamentação do MEC para ambos os semestres.

O aditamento é realizado no site do SisFIES. O aluno precisa confirmar, também pelo SisFIES, se as informações incluídas pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) estão corretas. Caso os dados da solicitação de aditamento estejam corretos, o aluno tem até 10 (dez) dias corridos para confirmar a solicitação e depois retirar, na CPSA da instituição, o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM). É esse documento que confirma que o aluno continua estudando naquela instituição para a qual solicitou o financiamento, em seguida apresentar o documento no agente financeiro.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (DISPENSA DE DISCIPLINA)

A Dispensa de Disciplina ocorre quando existe o reconhecimento de estudos realizados em cursos superiores da Faculdade Max Planck ou de outras IES, regularmente autorizado ou reconhecido, ou declarado equivalente em termo de nível, sob validação de carga horária e conteúdos programáticos, permitindo dispensa de atividade/disciplina equivalente, constante no currículo pleno do curso.

 

Procedimento para solicitação de dispensa de disciplinas por aproveitamento de estudos:

O aluno deverá formalizar pedido na Central de Atendimento até o último dia útil dos meses de fevereiro e agosto. O pedido somente será encaminhado ao coordenador do curso, se estiver acompanhado da seguinte documentação:

I – indicação da disciplina em que deseja aproveitamento;

II – fotocópia autenticada do Histórico Escolar em que conste a disciplina objeto da análise;

III – certificado de conclusão do curso de pós-graduação (quando for o caso), em que conste a disciplina em que deseja aproveitamento e a respectiva carga horária;

IV – documento que comprove o sistema de avaliação da instituição de origem, contendo a tabela de conversão dos conceitos em notas, quando for o caso;

V – cópia autenticada ou o original do programa/plano de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento.

O simples requerimento não implica a concessão da dispensa da disciplina, devendo o aluno frequentar as aulas até a decisão do colegiado competente.

O prazo para ciência do despacho decisório será de quinze (15) dias úteis a partir da data da solicitação.

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

O rendimento acadêmico será avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nas atividades acadêmicas ao longo dos períodos letivos. Os critérios para verificação do rendimento acadêmico de estágio supervisionado, prática de ensino, trabalho de curso, monografia e demais atividades com características especiais constam de regulamento específico.

As atividades acadêmicas para fins de avaliação progressiva do rendimento acadêmico poderão constar de provas parciais escritas, trabalhos de pesquisa, exercícios, arguições, relatórios de aulas práticas e visitas, seminários, viagens de estudo, estágios e outras formas de verificação, previstas no Plano de Ensino da disciplina.

Critérios de Verificação do Rendimento Acadêmico:

a) Avaliação Integrativa:
a.1.1 – A Avaliação Integrativa 1 acontece sempre no primeiro bimestre de cada semestre letivo. Trata-se de uma avaliação composta por questões objetivas de conteúdos ministrados em disciplinas anteriores e atuais, além de questões de conhecimentos gerais. A Avaliação Integrativa é elaborada conforme recomendações do NGP (Núcleo de Gestão de Provas).
a.1.2 – A Avaliação Integrativa 2 acontece sempre no segundo bimestre de cada semestre letivo. Trata-se de uma avaliação composta por questões objetivas e discursivas, de conteúdos ministrados em disciplinas anteriores e atuais, além de questões de conhecimentos gerais. A Avaliação Integrativa é elaborada conforme recomendações do NGP (Núcleo de Gestão de Provas).
a.1.3 – O resultado da Avaliação Integrativa vale até 2,0 (dois) pontos e esta é insubstituível e não pode ser realizada em data diversa daquela estipulada no calendário acadêmico”. Sugestão: A Avaliação Integrativa vale até 2,0 (dois) pontos e não pode ser realizada em data diversa daquela estipulada no calendário acadêmico”.

b) Prova 1 e Prova 2:
b.1.1 – A P1 é uma avaliação aplicada sempre no primeiro bimestre, após a integrativa 1, durante o semestre letivo, em todas as disciplinas de forma isolada. Cada docente elabora sua avaliação com questões de conteúdos específicos e não necessariamente cumulativo.
b.1.2 – A P2 é uma avaliação aplicada sempre no segundo bimestre, após a integrativa 2, durante o semestre letivo, em todas as disciplinas de forma isolada. Cada docente elabora sua avaliação com questões de conteúdos específicos e não necessariamente cumulativa.
b.1.3 – O resultado das Provas, seja, 1 ou 2, vale até 8,0 (oito) pontos, é insubstituível e não pode ser realizada em data diversa daquela estipulada no calendário acadêmico.
b.1.4 – Critérios de aprovação em disciplinas teóricas, teórico-práticas e práticas e demais componentes curriculares:

A cada verificação de aproveitamento é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), com variação de 0,1 ponto (Exemplos: 4,1; 6,7 – admite-se somente 01 casa decimal), não havendo arredondamento nas notas bimestrais N1 e N2 e substitutiva.

As etapas de Nota 01 e Nota 02 serão obtidas pela soma das etapas de Avaliações e as Integrativas.

N1 – Avaliação 01+Integrativa 01
N2 – Avaliação 02+Integrativa 02

A média final é obtida através da média aritmética simples das notas atribuídas nas etapas N1 e N2. Somente na média final é realizado, automaticamente, o arredondamento da nota, utilizando-se o critério universal.

O aluno que não obteve aprovação direta e/ou que queira melhorar sua média em disciplina específica poderá realizar a prova substitutiva.

c) Avaliação Substitutiva:

Há uma única prova substitutiva para cada disciplina, por semestre. Ela é realizada ao final do semestre letivo, com matéria cumulativa, e requerida em prazo definido, se for motivada pelo desejo de melhoramento da nota pelo aluno. Esse procedimento deverá ser feito mediante CA – Central de Atendimento.

Nos casos em que o aluno não atingir a média para aprovação, será automaticamente inscrito na avaliação substitutiva e a ele será gerado uma avaliação com conteúdos específicos da disciplina em questão.

No entanto será considerando o desejo do aluno em participar ou não da avaliação. No caso do aluno não participar da avaliação, o professor aplicador da prova deverá colocar no campo de assinatura da ata (NC – Não Compareceu), o que dará fim nesse processo e o aluno será retido na disciplina. Para os casos de participação do aluno na avaliação, o mesmo deverá assinar a ata de presença e realizar a prova. Isso feito com sua participação.

A nota da prova substitutiva irá substituir a menor nota bimestral obtida pelo aluno (N1 ou N2), mesmo quando a pontuação obtida na substitutiva for menor que a N1 ou N2.

É considerado aprovado na disciplina o aluno com média final igual ou maior que 6,0 (seis inteiros) e frequência mínima igual ou maior que 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária da disciplina prevista na matriz curricular.

Qualquer N1+N 2

Frequência no período

Resultado Final

≥ 6,0

≥ 75%

Aprovado

< 6,0

≥ 75%

Reprovado

Qualquer

< 75%

Reprovado

BOLETO / SISTEMA DE PAGAMENTO

O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado somente na rede bancária, por boleto bancário emitido pela Faculdade. Todos os procedimentos econômico-financeiros estão no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que é assinado no ato da matrícula.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

1 – Quanto à quitação de boletos

Se você for pagar o boleto no mesmo banco que o emitiu, observe as informações abaixo;
Internet: até as 23
Caixa Eletrônico: até as 22h

Para pagamento em outro banco, que não o emitente do boleto:
Internet: até as 21h30
Caixa Eletrônico: até as 21h30

Lembramos que:

Para pagamento do boleto em outros estabelecimentos, como farmácias ou lotéricas, você deve se informar no local sobre o horário limite.

Os pagamentos realizados fora dos horários acima descritos são compensados pelo banco somente no dia seguinte e as divergências nos valores (multas, juros, descontos indevidos) são geradas automaticamente e encaminhados para pagamento.

 

2 – Como acessar o boleto

Além do envio pelos Correios, é possível imprimir o boleto no portal da Faculdade Max Planck. Acesse o menu Serviços, dirija-se ao link Central do Aluno, forneça seu nome de usuário e senha e siga o caminho:

– Aba do Financeiro
– Aba de Extrato Financeiro
– Clicar 2 vezes no boleto

Lembramos, também, que sempre é possível retirar uma via do boleto na Central de Atendimento.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Identifica cronologicamente todos os eventos que ocorrem na instituição. Por isso, fique atento, no calendário estão as datas e prazos para os procedimentos acadêmico-administrativos a serem cumpridos durante cada semestre letivo.

Clique para acessar o Calendário Acadêmico
CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O cancelamento é o ato formal de desvinculação do aluno da Faculdade, acarretando a perda de sua vaga.

O cancelamento poderá ser efetuado:

– a pedido do aluno;
– quando da aplicação das sanções disciplinares previstas em lei e/ou no Regimento Interno da Faculdade.
– quando o aluno efetiva a primeira matrícula na Instituição e deixa de pagar a primeira parcela da semestralidade;

 

Procedimento para solicitar cancelamento de matrícula:

O pedido de cancelamento de matrícula poderá ser feito em qualquer época pelo aluno, exclusivamente na Central de Atendimento, por meio do preenchimento de formulário específico. O pedido de cancelamento não desobriga o aluno do cumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, devendo ser observada a quitação das parcelas da semestralidade, com vencimento até a data da solicitação. Será observada, também, a situação cadastral do aluno, junto à Biblioteca da Faculdade Max Planck.

O aluno deverá, no prazo estipulado pela Central de Atendimento, tomar ciência do despacho final da solicitação.

 

Procedimento para solicitar retorno ao curso:

O aluno que cancelou sua matrícula deverá participar de novo processo seletivo para retornar seus estudos na Faculdade Max Planck. Sendo selecionado, deverá comparecer a Central de Atendimento e solicitar Retorno ao Curso com aproveitamento dos estudos já realizados, nos termos da legislação vigente e das normas internas da Faculdade.

COLAÇÃO DE GRAU

A cerimônia de Colação de Grau é o ato oficial da conclusão dos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, onde o Diretor confere aos formandos o respectivo grau, com declaração de seu título. Este evento tem cerimonial específico e não pode ser substituído por outro tipo de cerimônia promovida por empresas de formatura.

Em nossa instituição, a cerimônia de Colação de Grau possui caráter oficial com formato de uma festiva e integralmente gratuita, não sendo necessário aos alunos, portanto, que realizem contratações com empresas terceiras para execução de cerimônia simbólica, ficando apenas a critério da comissão formada pelos alunos (comissão de formatura), contratar, sem qualquer vínculo com a FAJ | MAX, empresa terceira para realização de baile, jantar ou qualquer outro evento de comemoração.

Requisitos:

1. Para estar apto a colar grau, o formando deverá estar em dia com as obrigações acadêmicas até o final do semestre letivo anterior à data do evento;
2. Comparecer ao local, na data e horário estabelecido no calendário, devidamente trajado com a Beca fornecida pela promotora do evento, no momento da realização da cerimônia;
3. Os formandos que não comparecerem à Cerimônia Oficial de Colação de Grau prevista no calendário deverão procurar a Central de Atendimento para agendar um Ato de Colação em data posterior, definida pela instituição.

Instruções para o dia do evento:

1. Cumprir o horário de chegada (aproximadamente 1h30 antes do início do evento);
2. Recomenda-se o uso de traje e calçados na cor preta. Não é recomendado o uso de tênis ou bermudas e é proibido o uso de bonés;
3. Cada formando poderá levar convidados em número definido em função da capacidade do local. O número de convidados será informado ao aluno no momento oportuno da entrega dos convites físicos (semanas antes da Colação);
4. Câmeras fotográficas amadoras, semiprofissionais ou profissionais também não serão permitidas;
5. A captura de imagens pelo formando ou seu convidado somente será permitida por celular. Para tanto, devem permanecer em seus lugares durante o evento;
6. Não é permitido, durante o cerimonial, o uso de cornetas, buzinas, faixas e outros objetos que possam atrapalhar a cerimônia. Esta orientação deverá ser passada também aos convidados. Tais objetos serão retidos pela segurança do evento;
7. Obrigatória a apresentação do convite físico dos convidados, na entrada do evento.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Central de Atendimento.

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS (EXERCÍCIOS DOMICILIARES)

São atividades programadas pelos docentes, para que os alunos possam compensar ausências ao longo do período letivo, com a finalidade de suprir as faltas e sanar as lacunas de aprendizagem provocadas pelas mesmas.

Somente quando o período de afastamento for igual ou superior a dez dias e o aluno estiver amparo pela Lei 6.202/75 ou pelo Decreto-Lei 1044/69, será admitido o pedido de compensação de ausências.

Decreto – Lei 1044/69 - alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições que impeçam temporariamente a frequência às aulas;

Lei 6.202/75 – alunas gestantes, a partir do oitavo mês de gestação e durante 3 (três) meses.

Atenção: clique aqui para acessar a portaria MAX 01/2001, que regulamenta o pedido de Compensação de Ausências.

DESISTÊNCIA OU ABANDONO DE CURSO

Ocorre quando o aluno deixa de frequentar a Faculdade sem renovar ou trancar a matrícula, caracterizando-se a evasão. A desistência ou abandono não implica na quitação do contrato de prestação de serviços educacionais assinado pelo aluno.

 

Procedimento para retorno ao curso:

O aluno desistente deverá participar de novo processo seletivo para ingressar na Faculdade Max Planck. Sendo selecionado, deverá comparecer à Central de Atendimento e solicitar Retorno ao Curso com aproveitamento dos estudos já realizados, nos termos da legislação vigente e das normas internas da Faculdade.

DIPLOMA

Somente poderão efetivar o pedido de Diploma os concluintes dos cursos de graduação que colaram grau. A solicitação deve ser feita em requerimento próprio, disponível apenas na Central de Atendimento.

O diploma será confeccionado de acordo com a documentação existente no prontuário do aluno. A Secretaria de Controle Acadêmico pode solicitar outros documentos dos alunos após recebimento do pedido, bem como pedir esclarecimentos ou substituição de cópias ilegíveis.

 

Os Diplomas serão confeccionados em:

– papel cartão, sem ônus para o diplomado, em caso de primeira via;

– pergaminho animal, devendo o diplomado arcar com o custo da confecção: R$ 210,00 (cento e vinte reais), para pagamento em até duas parcelas.

 

Prazo de Entrega:

O processo de expedição e registro do Diploma leva, em média, de 03 (três) a 06 (seis) meses para ser concluído. Esse prazo é contado a partir da data do requerimento, desde que não haja nenhuma irregularidade na documentação constante no prontuário do aluno.

 

Segunda via do Diploma

A segunda via de um diploma pode ser expedida tanto por motivo de extravio, roubo ou perda, como por danificação do original. Para ser expedido, será necessário que o interessado anexe ao pedido declaração de próprio punho, esclarecendo o motivo.

No caso de danificação, deverá ser anexado à solicitação o diploma danificado.

 

A taxa de solicitação da 2ª. via é de:

– R$ 100,00 (cem reais) para diploma em papel cartão.
– R$ 150,00 (cento e vinte reais) para diploma em pergaminho animal.

 

Importante:

Tanto a solicitação quanto a retirada do Diploma registrado poderá ser feita por terceiros se estes apresentarem procuração com firma reconhecida em cartório.

ELETIVAS

As disciplinas eletivas são de livre escolha do aluno regular, para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica.

Estas serão escolhidas pelos alunos a partir de um rol oferecido, em qualquer um dos cursos, que poderá ser modificado conforme as necessidades regionais e atualidades dos assuntos.

ENADE

Instituído pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE tem o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Graduação.

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação e, portanto, a participação do aluno no ENADE também é obrigatória.

O cronograma do exame e os cursos a serem avaliados são determinados, a cada ano, pelo MEC.

Maiores informações poderão ser obtidas no site do INEP (www.inep.gov.br).

Não esqueça: o aluno inscrito que não participar do ENADE não terá direito a conclusão do curso e, portanto, não terá direito ao diploma, até que regularize sua situação junto ao MEC.

ENQUADRAMENTO CURRICULAR

O aluno se compromete a cumprir a estrutura curricular vigente no período letivo de seu ingresso, quando efetiva sua matrícula no curso de graduação. Porém, estará sujeito ao reenquadramento da estrutura curricular nos casos de:

– alteração da estrutura curricular, aprovada pelo Conselho Pedagógico da Instituição;

– reprovação;

– reabertura de matrícula para casos de trancamento;

– retorno ao curso.

FREQUÊNCIA (FALTAS)

É obrigatória a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária, por disciplina e/ou demais componentes da matriz curricular, salvo as que possuem regulamento próprio (estágio supervisionado, atividades complementares, atividades prático-pedagógicas, entre outras).

A verificação e registro de frequência são da responsabilidade do professor, porém, o aluno é o único responsável pelo controle de sua frequência, devendo administrar suas prováveis faltas dentro do limite de 25% (vinte e cinco por cento) permitido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

As faltas são publicadas, mensalmente, por meio do portal do aluno.

Ao final do período letivo, o aluno que não atingir a frequência mínima necessária estará reprovado na disciplina, não cabendo abono ou revisão de faltas do semestre todo.

MATRÍCULA E RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA

 Para alunos regulares – cursos de graduação

A matrícula, que pode ser INICIAL ou RENOVAÇÃO, é o ato que vincula o aluno ao estabelecimento de ensino.

A matrícula inicial é efetuada quando o aluno ingressa em algum curso da Faculdade Max Planck (seja por transferência, vestibular ou por ser portador de curso superior) e a renovação de matrícula ocorre quando da passagem de um período letivo para outro. Em ambos os casos, a confirmação da matrícula se dará após o pagamento da 1ª parcela da semestralidade.

 

Quando e como realizar a matrícula:

Matrícula Inicial: é realizada nos locais, dias e horários previstos em Edital específico, mediante apresentação do original e de uma cópia dos seguintes documentos: Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Cédula de Identidade; CPF; Certidão de Nascimento e/ou Casamento; Comprovante de Endereço.

Renovação/Rematrícula: é realizada exclusivamente on-line, nos prazos previstos no Calendário Acadêmico. Para a renovação da matrícula é imprescindível que o aluno não possua qualquer pendência financeira com a Faculdade Politécnica de Sumaré.

Para alunos não-regulares que cursarão disciplinas isoladas nos cursos de Graduação da Faculdade Max Planck

Os alunos que desejarem cursar disciplinas isoladas nos cursos de graduação da Faculdade Max Planck deverão solicitar, exclusivamente na Central de Atendimento, autorização de matrícula como aluno não-regular, especificando a(s) disciplina(s) que deseja cursar.

Ao requerimento, deverá ser anexado: Histórico Escolar e uma declaração da Faculdade de origem, constando a regularidade da matrícula além dos dias e horários das aulas que cursará na Instituição de origem, durante o período em que solicita matrícula na Faculdade Max Planck.

Caberá à Direção da Faculdade Max Planck análise do pedido. Do despacho decisório deverá constar: o nome da disciplina, o curso e o turno que o aluno poderá se matricular.

Onde e como efetivar a matrícula na condição de aluno não-regular:

A matrícula será realizada na Central de Atendimento do respectivo curso, mediante apresentação dos seguintes documentos (original e uma cópia): RG, CPF, Histórico Escolar atualizado da Faculdade de origem e comprovante de residência.

Comprovantes dos estudos realizados na Faculdade Max Planck, na condição de aluno não-regular:

Aos alunos aprovados nas disciplinas cursadas em regime especial (como aluno não-regular), será expedida certidão de estudos realizados além do plano de ensino da disciplina cursada, com aproveitamento.

Importante: o aluno que não estiver regularmente matriculado não poderá participar de quaisquer atividades acadêmicas. Os professores não poderão autorizar alunos não matriculados a realizar provas ou participar de quaisquer atividades acadêmicas, nem tão pouco permitir que sejam adicionados nomes no diário de classe.

MUDANÇA DE ENDEREÇO

O aluno deve manter seu endereço atualizado. No caso de alteração, o mesmo deverá comparecer à Central de Atendimento, com uma cópia do comprovante de endereço e requerer a atualização.

Semestralmente, será solicitada a atualização do endereço do aluno, por meio do Portal do Aluno.

PASSE ESCOLAR

 EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

Como solicitar:

  1. O interessado deve comparecer na Central de Atendimento de unidade e solicitar inclusão no cadastro da EMTU (para alunos que nunca solicitaram o passe escolar).
  2. 48 horas após a solicitação, o interessado deverá entrar no site da EMTU (www.emtu.sp.gv.br/passe) e preencher o Formulário da Requisição.
  3. Recolher a taxa respectiva e entregar na Central de Atendimento o formulário de requisição, o comprovante de pagamento mais os documentos solicitados (listados na requisição).
  4. O interessado deverá acompanhar, no site da EMTU, a liberação da carteirinha além de acompanhar a situação da emissão da mesma.

Importante: uma vez liberada, caberá ao estudante realizar a impressão da carteirinha, clicando no link “imprimir carteira”, além de solicitar o carimbo no campo “Controle de Frequência” no início de cada mês vigente na Instituição de Ensino e dirigir-se a(s) empresa(s) do Sistema Metropolitano Intermunicipal, conforme instrução impressa na Carteira Escolar.

Alunos e professores já cadastrados: dispensados de realizar apenas os procedimentos contidos no item “1.”, acima descrito.

PORTAL DO ALUNO

O Portal do Aluno da Faculdade Max Planck foi feito especialmente para você que não gosta de perder tempo. Com ele, você faz suas solicitações acadêmicasrenova sua matrícula, verifica sua grade de horários, suas notas e faltas, entre outras informações acadêmicas, sociais e culturais.

Além desses serviços, por meio do portal você pode estudar de qualquer lugar e a qualquer hora. No link Materiais você encontra listas de exercícios das disciplinas que está matriculado, atividades estruturadas, leituras complementares, etc.

 

Acesse aqui o Portal do Aluno
PRA/DHE

Programa de Recuperação de Aprendizagem – PRA / Disciplina em Horário Especial – DHE

O PRA e a DHE são disciplinas ofertadas em um sistema especial de orientação didático-pedagógica diferenciado do sistema convencional, sendo que o PRA é destinado apenas aos alunos reprovados por nota e a DHE é destinada aos alunos reprovados por nota ou frequência e para disciplinas de adaptações.

A pré-inscrição para cursar disciplinas em PRA ou DHE são realizadas exclusivamente on-line, no período previsto no respectivo Edital.

PROGRAMAS ACADÊMICOS

PROE

Programa de Orientação ao Estudante tem como obje vo oferecer ao aluno atendi- mento especializado de orientação pedagógica, profissional e psicológica, de modo a promover seu desenvolvimento social, pessoal e emocional, visando um melhor rendimento acadêmico. PROE INGRESSANTES, PROE APOIO, PROE IDIOMAS e PROE CULTURA.

PROE INGRESSANTES – Trata-se de um curso especializado, dividido por curso/área, cujo conteú- do será um reforço necessário para que o aluno acompanhe com tranquilidade as primeiras disciplinas da graduação. Esse curso acontecerá nas duas primeiras semanas de aula.

PROE APOIO – São cursos de Reforço de Conteúdo, das disciplinas regulares, durante o semestre le vo, que possibilitam ao aluno realizar estudos visando à recuperação dos conteúdos. A par ci- pação nos cursos geram notas e cer ficado aos alunos.

PROE IDIOMAS – São cursos de Idiomas em vários níveis (básico, intermediário e avançado) que as faculdades oferecem, gratuitamente, como oportunidade e diferencial na carreira escolhida. Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, entre outros.

PROE CULTURA – São a vidades culturais (dança, música, teatro, artesanato) realizadas todo mês, durante o intervalo das aulas, onde o aluno poderá par cipar a vamente, realizando apresentações, dando sugestões e/ou apreciando as apresentações.

 

NUCA

O NUCA é um setor de grande convívio com o aluno, responsável pelas orientações necessárias para as a vidades complementares, estágios curriculares, TCC –trabalho de conclusão de curso e Planejamento de Carreira.

O Planejamento de Carreira é hoje um programa responsável por 93% da empregabilidade dos estudantes da FAJ e da MAX. O funcionamento desse programa é bem interessante: o aluno par cipa das oficinas e treinamentos (elaboração de currículo, técnicas de entrevista, recoloca- ção no mercado de trabalho, entre outros), cadastra seu currículo no sistema e par cipa das discussões ofertadas pelo grupo. A operação de busca de vagas é automá ca (via sistema) e das discussões ofertadas pelo grupo. A operação de busca de vagas é automá ca (via sistema) e também são divulgadas no (Painel de Vagas) e nos (Quadros de Aviso), o que nos permite contribuir de forma par cipa va no sucesso profissional do alunado.

Para que você aluno tenha uma formação diferenciada, a Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck aderiram a uma parceria com a Universidade de Harvard/Laspau, no que se refere às Metodologias A vas para as aulas. São metodologias inovadoras onde o aluno par cipa a vamente do aprendizado, com o apoio de diversas ferramentas, entre elas, a educação à distância.

 

INTERNACIONAL

Esse programa tem como objetivo assessorar os alunos da Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck em programas de mobilidade internacional. São várias oportunidades durante o ano letivo: Programas e Parcerias com Universidades Estrangeiras, Programa Santander Universidades, Ciência sem Fronteiras, entre outros.

Para o aluno que deseja realizar intercâmbio sem sair do país a faculdade também oferece essa possibilidade através do Global Understanding Program.

Para o aluno que deseja se aperfeiçoar em idiomas estrangeiros, a Faculdade oferece a oportunidade de estudar GRATUITAMENTE, com o PROE IDIOMAS.

 

NIAC

O NIAC (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade) tem como objetivo fomentar a igualdade e respeito às diferenças, buscando recursos e tecnologias assistivas para garantir acessibilidade em todos seus aspectos: acesso aos espaços ambientais, como também acesso às ações e processos desenvolvidos pela Instituição.

O Programa Acadêmico abrange tanto alunos quanto funcionários da Instituição de Ensino, sendo que os alunos são atendidos desde o processo seletivo a sua formação e os funcionários desde a seleção de vagas a sua permanência na função. Há, ainda, a sensibilização de todos os envolvidos no processo por meio de formações com especialistas nas mais diversas áreas de deficiências. Assim o NIAC contribui para transformação de uma sociedade inclusiva, contemplando os processos educacionais e ampliando a participação de todos na reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas.

REGIMENTO

O funcionamento da Faculdade Max Planck é baseado no seu Regimento, que se encontra à disposição nas Bibliotecas da instituição. O Regimento contém as normas básicas de funcionamento dos cursos de graduação. Normas complementares ou específicas de cada curso são emitidas em Normativas Específicas, aprovados pelo Conselho Pedagógico.

REGIME DISCIPLINAR

Os atos contra a integridade física e moral das pessoas, contra o patrimônio da Instituição ou contra o exercício das atividades da Faculdade Max Planck constituem infrações disciplinares sujeitas às penas aplicadas pela autoridade competente, contidas no Regimento Interno.

REVISÃO DE NOTAS

Os pedidos de revisão de notas deverão ser feitos exclusivamente on-line (portal do aluno>requerimentos) até 7 (sete) dias úteis após sua publicação (veja no calendário acadêmico o prazo final para entrega das Atas das Avaliações, que coincide com o início da contagem de dias para a solicitação da revisão, respeitado o prazo de pagamento do respectivo boleto).

Importante:

– O processo terá continuidade após o pagamento da respectiva taxa.

– Os pedidos feitos fora do prazo especificado serão automaticamente indeferidos.

Também no prazo de 7 (sete) dias úteis contados do recebimento do pedido, o Docente responsável pela disciplina decidirá, com anuência da Coordenação do Curso, sobre o seu deferimento ou indeferimento.

REVISÃO DE FALTAS

Os pedidos de revisão de faltas deverão ser feitos exclusivamente on-line (portal do aluno>requerimentos) até 7 (sete) dias úteis após sua publicação.

Os pedidos feitos fora do prazo especificado serão automaticamente indeferidos.

Importante: as faltas são publicadas, mensalmente, até o dia 10 do mês subsequente (a partir dessa data, respeitado o prazo de pagamento do boleto bancário, será estabelecida a contagem de dias, para pedidos de revisão).

Também no prazo de 7 (sete) dias úteis contados do recebimento do pedido, o Docente responsável pela disciplina decidirá, com anuência da Coordenação do Curso, sobre o seu deferimento ou indeferimento.

RETORNO AO CURSO

 Para alunos com matrícula trancada:

O aluno deverá solicitar Retorno ao Curso, na Central de Atendimento da Faculdade Max Planck, preferencialmente um mês antes do início do respectivo semestre letivo.

 

Para alunos que cancelaram matrícula ou que estão em situação de abandono ou desistência:

O aluno que cancelou matrícula ou que tenha abandonado o curso sem formalizar a desistência deverá participar de novo processo seletivo para retornar seus estudos na Faculdade Max Planck. Sendo selecionado, deverá comparecer à Central de Atendimento e solicitar Retorno ao Curso com aproveitamento dos estudos já realizados, nos termos da legislação vigente e das normas internas da Faculdade.

SECRETARIA ONLINE

A Secretaria Online foi feita especialmente para você que não gosta de perder tempo. Com ela, você faz suas solicitações acadêmicas, renova sua matrícula, verifica sua grade de horários, suas notas e faltas, entre outras informações acadêmicas, sociais e culturais.

Além desses serviços, por meio do Portal você pode estudar de qualquer lugar e a qualquer hora. No link “Materiais” você encontra listas de exercícios das disciplinas em que está matriculado, atividades estruturadas, leituras complementares, etc.

Para acessar o PORTAL DO ALUNO, basta clicar na aba SECRETARIA ONLINE, no portal da FAJ | MAX e realizar seu login utilizando seu RA e senha.

Caso precise de algum atendimento, no site estará disponível o FALE CONOSCO, onde uma de nossas atendentes estará disponível para quaisquer assuntos.

No Portal do Aluno você pode usufruir do “Requerimento Online”. Lá você poderá realizar serviços exclusivos diretamente do seu computador. Foi pensando no seu conforto que transformamos os principais serviços da Central de Atendimento em um serviço totalmente online. Confira a relação de serviços:

– ATESTADO DE MATRÍCULA
– ATESTADO DE MATRÍCULA COM DURAÇÃO DO CURSO E SEMESTRE
– ATESTADO DE MATRÍCULA COM FREQUÊNCIA
– BOLETIM DE NOTAS SOMENTE DO PERÍODO CORRENTE
– CANCELAMENTO DE SUBSTITUTIVA
– FINANCEIRO – NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS (PROPOSTA)
– FINANCEIRO REEMBOLSO (DE MATRÍCULA)
– FINANCEIRO REEMBOLSO (FIES)
– HISTÓRICO ESCOLAR
– PLANO DE ESTUDOS INCLUSÃO, EXCLUSÃO OU ALTERAÇÃO
– CERTIFICADO DE COLAÇÃO DE GRAU (2 a VIA)
– CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO
– COLAÇÃO DE GRAU
– COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO POR DISCIPLINA
– CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
– CURSO DE VERÃO DISCIPLINAS ONLINE
– FINANCEIRO ANÁLISE DE DÉBITO
– FINANCEIRO ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO
– FINANCEIRO – DECLARAÇÃO PARA IR IMPOSTO DE RENDA
– FINANCEIRO – ISENÇÃO DE DIFERENÇA DE MENSALIDADE
– PRA / DHE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
– PROVA SUBSTITUTIVA
– REQUERIMENTO CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
– REVISÃO DE FALTAS
– REVISÃO DE NOTAS
– SEGUNDA VIA CARTEIRINHA
– SOLICITAÇÃO DE PRA/DHE FORA DO PRAZO
– TRABALHO – COMPENSAÇÃO DE CARGA HORÁRIA
– TRANSFERÊNCIA DE TURMA
– TRANSFERÊNCIA DE TURNO
– TRANSFERÊNCIA INTERNA DE CURSO

SERVIÇOS INSTITUCIONAIS

CENTRAL DE ATENDIMENTO – A C.A. está vinculada à Secretaria de Controle Acadêmico e tem por objetivo prestar serviços de informações e recepção ao público em geral, além de ser responsável pelo recebimento de solicitações, distribuiçôes e entregas de documentos pertinentes ao corpo discente.

SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO – A SCA mantém sob sua guarda todos os registros de escrituração escolar, arquivos, prontuários dos alunos e demais documentos direta ou indiretamente relacionados ao regular funcionamento da Faculdade Max Planck. Competem, ainda, a este departamento a expedição de documentos e a confecção dos diplomas e dos certificados parciais dos cursos de graduação.

Horário de Atendimento – CA / MAX:
• Segunda a sexta, das 13h às 16h30 e das 17h30 às 21h30.
• Aos sábados, das 9h00 às 12h00.
Importante: a distribuição de senhas, quando necessária, ocorrerá até as 21 horas.

Horário de Atendimento – CA / FAJ – Campus I:
• Segunda a sexta, das 13h às 21h30.
• Aos sábados, das 8h às 11h.

Horário de Atendimento – CA / FAJ – Campus II:
• Segunda a sexta, das 9h30 às 16h30 e das 17h40 às 21h30.
• Aos sábados, das 8h às 11h.

NÚLEO DE ESTÁGIO – Realiza ações relacionadas aos contratos de estágios e às atividades complementares, promovendo o relacionamento entre aluno, faculdade e empresa. Recebe, encaminha, analisa e valida toda a documentação relativa a estágio e atividades complementares.

PROGRAMA DE MONITORIA – Entre os objetivos está propiciar aos alunos desenvolver habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, pesquisa e extensão, além da oportunidade de pré-capacitação profissional, nas várias áreas de interesse, com vistas ao treinamento em serviço e descobertas de aptidões intelectuais e vocações.

CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) é uma parceria da Faculdade Max Planck com o Tribunal de Justiça. Oferece orientação gratuita à população de Indaiatuba para a conciliação entre as partes. Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Direito.

OUVIDORIA – Canal que você deve utilizar para enviar suas críticas e/ou sugestões, visando à melhoria contínua dos nossos processos pedagógicos e administrativos.

BIBLIOTECA – Estruturada para atender toda a comunidade acadêmica, alunos formados e a sociedade em geral, dando condições técnicas e ambientais para o desenvolvimento de pesquisas, consultas e trabalhos individuais ou em grupo.

CPA – Comissão Própria de Avaliação é uma comissão nomeada pela diretoria da unidade, composta por professores, estudantes, colaboradores e representantes da comunidade. O objetivo é minimizar falhas no processo de avaliação; assegurar treinamento contínuo de professores, funcionários e colaboradores; a partir dos resultados da avaliação e manter um processo contínuo de avaliação.

LABORATÓRIOS – cerca de 30 laboratórios equipados com o que há de mais moderno, seja para auxiliar o aprendizado teórico na área de humanas, exatas ou biológicas.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS

Todas as solicitações de documentos deverão ser formalizadas por meio de requerimento específico, disponível na Central de Atendimento ou no Portal do Aluno (Requerimentos on-line).

Importante: havendo taxa, o prazo para confecção do documento será contado a partir da efetivação da mesma. Confira, na Central de Atendimento, a tabela de prazos e taxas.

A retirada dos documentos deverá ser feita mediante assinatura do protocolo de entrega, pelo aluno ou por terceiro, munido de procuração.

Os documentos não retirados no prazo de 60 dias serão inutilizados.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Caso o aluno necessite interromper seus estudos temporariamente, deverá solicitar o Trancamento de Matrícula. Na Faculdade Max Planck, o trancamento poderá ser por um período total de, no máximo 4 (quatro) semestres (consecutivos, ou não). O pedido poderá ser feito em qualquer época do ano, desde que todas as parcelas da semestralidade escolar com vencimento até a data da solicitação estejam quitadas.

Importante: não serão consideradas as notas e faltas do período em que foi solicitado o trancamento de matrícula.

 

Procedimento para solicitar trancamento de matrícula:

O pedido deverá ser feito exclusivamente na Central de Atendimento, por meio do preenchimento de formulário específico.

O aluno deverá, no prazo estipulado pela Central de Atendimento, tomar ciência do despacho final da solicitação.

 

Procedimento para solicitar reabertura de matrícula:

O aluno com matrícula trancada deverá solicitar Retorno ao Curso, na Central de Atendimento da Faculdade Max Planck, preferencialmente um mês antes do início do semestre que se deseja o retorno.

Transferência - Para ingresso na Faculdade Max Planck

A transferência é a passagem de vínculo, que o aluno tem com a Faculdade de origem, para outro estabelecimento, de acordo com a Portaria MEC Nº 230, de 09 de março de 2007.

Na Faculdade Max Planck, a matrícula por transferência será concedida ao aluno de curso superior de instituição congênere nacional ou estrangeira, para prosseguimento de estudos do mesmo curso ou cursos afins, na hipótese de existência vagas.

Procedimento para solicitar ingresso por transferência, na Faculdade Max Planck.

O aluno deverá formalizar pedido na Central de Atendimento, apresentado os seguintes documentos:

- Histórico Escolar atualizado;

- Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas com aproveitamento na IES de origem;

- Critério de Promoção da escola de origem quando o aproveitamento do aluno for expresso em Conceitos e não notas.

Os pedidos poderão ser realizados em qualquer época do ano. Se deferido, o aluno deverá tomar conhecimento do semestre em que foi aceito, das disciplinas aproveitadas e das disciplinas que deverá cursar em regime de adaptação.

Veja no item Matrícula e Renovação os documentos necessários para efetivação da matrícula por transferência.

Transferência interna de Curso

Os pedidos deverão ser formalizados na Central de Atendimento.

Caso o pedido seja deferido, o aluno deverá tomar conhecimento do semestre em que foi aceito, das disciplinas aproveitadas e das disciplinas que deverão ser cursadas em regime de adaptação. Somente depois de finalizado o processo de transferência o aluno poderá assistir as aulas no curso de destino.

Transferência de Instituição

Se o aluno deseja transferir-se para outra instituição de ensino, deverá notificar a rescisão do contrato vigente com a Faculdade Max Planck e formalizar a transferência, por escrito, na Central de Atendimento, momento em que será interrompido seu vínculo com a Instituição.

A solicitação de transferência não desobriga o aluno do cumprimento de seu contrato de prestação de serviços educacionais, devendo ser observado o pagamento das parcelas da semestralidade, até a data do protocolo de solicitação.

A Transferência para outra Instituição depende das normas regulamentares da instituição de destino.

Transferência de Turno

Só serão admitidos pedidos online, realizados por meio do portal do aluno. As solicitações serão analisadas após o recolhimento da respectiva taxa. Os alunos deverão continuar assistindo às aulas no seu turno de origem, até que o pedido seja deferido.

Transferência de Turma

Só serão admitidos pedidos online, realizados por meio do portal do aluno. As solicitações serão analisadas após o recolhimento da respectiva taxa. Os alunos deverão continuar assistindo às aulas na turma de origem, até que o pedido seja deferido.

Importante: uma vez realizada a troca de turma, não será mais possível retornar à turma de origem.

TROTE

É expressamente proibido o trote na Faculdade Max Planck e sua prática sujeita o(s) autor(es) às sanções disciplinares previstas no Regimento da Instituição.

Bolsas e ConvêniosRevista Intellectus

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful