SOBRE

Uma das principais conquistas da Constituição Brasileira de 1988 foi à definição de um Sistema de Saúde com acesso universal, integralidade da atenção e tendo como base de sustentação a Atenção Primária em Saúde (APS). A expansão e a qualificação dessa atenção, organizada pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde. Este modelo supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade. A construção e efetivação desse modelo carecem de profissionais com conhecimento técnico científico, capacitados para atuar nos municípios, contemplando a realidade loco regional.

DURAÇÃO

O curso terá duração de 12 meses, de acordo com a opção de calendário. As aulas são presenciais, permitindo a necessária interação com o facilitador e os demais colegas, valorizando a socialização dos conhecimentos e os contatos pessoais, indispensáveis para a formação dos participantes.

OBJETIVOS

• Compreender os determinantes e condicionantes do processo as saúde-doença a partir de uma perspectiva não apenas biomédica, mas também sociocultural e ambiental;
  • Examinar com senso crítico as Políticas Públicas de Saúde que fundamentam o Sistema Único de Saúde (SUS) e os Serviços de Saúde no Brasil;
  • Participar da implantação de serviços vinculados à Estratégia Saúde da Família;
  • Utilizar ferramentas e habilidades de intervenção no contexto da Saúde da Família e da Comunidade;
  • Desenvolver atividades inovadoras no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
  • Atuar em cargos de coordenação e gestão do PSF e do NASF e de outros serviços de saúde no SUS.
  • Capacitar profissional de nível superior para atuar em Serviços de Atenção Básica e na Estratégia do Programa Saúde da Família, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • Conhecer as etapas do desenvolvimento humano e sua contextualização na dinâmica familiar e social;
  • Discutir os processos de assistência em saúde das diferentes etapas do desenvolvimento humano.

CREDENCIAMENTO MEC

Todos os cursos de Pós-Graduação da FACULDADE MAX PLANCK são Especializações Lato Sensu RECONHECIDAS pelo MEC através do Credenciamento MAX PLANCK-MEC: Portaria MEC n° 318 de 31/01/2002 publicada no DOU de 04/02/2002.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em cursos na área de saúde, que já atuam ou atuarão, em serviços de atenção primária ou profissionais de saúde de outros níveis de atenção empenhados em organizar a saúde em seu território.

TEMAS ABORDADOS

Coordenador Prof. Me. Alexandro Marcos Menegócio

Duração do curso: 12 meses

Taxa de inscrição R$ 100,00

Processo seletivo: Prova escrita e entrevista com o coordenador

Valor da mensalidade: R$ 599,00

Investimento total R$11.980,00, pagamento em até 20 parcelas sem juros 20 X R$ 599,00.

Pagamentos em cheque pré-datado 15% de desconto

Inscrições realizadas do dia 20 de Maio até o dia 20 de Julho 10% de desconto 20 X R$ 539,00.

INSCRIÇÕES

Telefone: (19) 3885-9917 E-mail: posgraduacao@faculdademax.edu.br Horário de atendimento: Segunda á quinta-feira das 13:00 às 16:30 e das 17:30 às 22:00, Sexta-feira das 13:00 às 16:30 e das 17:30 às 21:00 e Sábados das 08:00 às 12:00.

NORMAS

1. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos;
  2. A matrícula será efetivada pela ordem de inscrição (pagamento dos boletos); quando o número de inscritos exceder o número máximo de vagas previsto, haverá devolução da parcela paga aos candidatos excedentes;
  3. Não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto no caso da não formação de turma;
  4. A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso e do pagamento da parcela única ou primeira parcela;
  5. Nos cursos que tiverem o investimento parcelado, os certificados serão emitidos pela Secretaria Geral somente após o pagamento da última parcela.
  6. No caso de desistência do curso, o aluno deverá se manifestar através de requerimento, evitando cobranças futuras, juros e/ou multas. A ausência do aluno às aulas não exclui a obrigatoriedade de pagamento das parcelas, caso não tenha requerido a desistência.