Roda de Conversa Científica é realizada no Campus I da MAX

O encontro teve a participação de docentes da instituição e convidados especiais

O curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck realizou a Roda de Conversa Científica: envelhecimento ativo e as novas formas de vida na velhice, com a participação de docentes da instituição e convidados especiais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o envelhecimento ativo com três pilares base: saúde, segurança e participação. Mencionando que a Saúde se refere ao bem-estar físico, mental e social do indivíduo. A Roda de Conversa Científica foi composta por profissionais de psicologia, assistência social, educadores físicos, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiros promovendo o conhecimento multidisciplinar aos convidados.

Os programas e as políticas que promovam a saúde mental e relações sociais são tão importantes como as atividades que melhoram as condições físicas de saúde. “A forma que enxergamos parte das coisas, está relaciona sobre como conhecer melhor os problemas do envelhecimento ativo. NO CRAS nos fornecemos orientação para as pessoas manterem uma saúde e uma qualidade de vida estável. Devemos apresentar e fortalecer potencialidades tendo uma forma diferente de olhar a realidade”, afirma Doroti de Assis Schmidt, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS,

A estudante Ana Beatriz Ferreira de Oliveira comenta como esse tipo de atividade auxilia nas atividades do curso. “Gostei bastante dos padrões que eles quebraram sobre o envelhecimento, pois vamos fazer um trabalho sobre o assunto e a palestra foi muito enriquecedora. Temos que estar com outro olhar voltado para o idoso, então eles trouxeram esse conhecimento para nós, para complementar aquilo que precisamos saber do assunto. E eu gosto bastante quando tem esse tipo de atividade, porque é um diferencial em nossa formação”, afirma.

“Trazer uma mesa redonda científica com um tema bastante atual que trata do envelhecimento ativo e as possibilidades de como viver e o quanto queremos viver traz além de uma reflexão de como cuidar de si próprio, mas traz também um conhecimento bastante amplo para atuar na prática, através da promoção, prevenção, assistência e da reabilitação em saúde. Então foi um momento bastante prazeroso e rico para nós e os alunos”, comenta o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

O curso de Enfermagem da Faculdade Max Planck tem qualificação técnica, senso de responsabilidade social, postura ética e humanizada. Dessa forma, a instituição forma enfermeiros preparados para o mercado de trabalho.

27/02/2018

DSC_0033-Edited