Representante do Sinesp realiza palestra para alunos de Nutrição

Representante do Sinesp realiza palestra para alunos de Nutrição

Palestra teve foco nas atribuições do sindicato, legislação trabalhista e mercado de trabalho na área
Por Márcio Aguiar

“O papel e a importância do Sindicato dos Nutricionistas” foi o tema abordado pela conferente Madalena Vallinoti Moyá, 2ª secretária do Sindicato de Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp), durante a palestra realizada na quarta-feira (22), para os alunos do 5º semestre do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck. A conferência que faz parte do cronograma de atividades das disciplinas Deontologia e Orientação Profissional, ministradas pela professora Lhais Barbosa, aconteceu às 19h, na sala 13, do prédio Branco, no campus I da faculdade. O professor Alexandre de Oliveira Camargo acompanhou os alunos do 7º semestre, concluintes do curso de Nutrição. Segundo o docente, a palestra é de grande importância, uma vez que os graduandos se formam este ano, e logo irão ingressar no mercado de trabalho.

A palestrante exemplificou detalhes sobre quais atribuições legais dizem respeito ao sindicato, como ele se organiza no Estado e apresentou a equipe de trabalho do Sinesp. Na maior parte do tempo, a nutricionista reforçou com os alunos a importância de que eles se associem.

Ela também demonstrou benefícios desta associação e explorou as vantagens que a categoria alcança quando organizada em sindicatos. Além disso, a representante do sindicato informou os discentes de que no primeiro ano de graduados, a associação ao Sinesp é gratuita e orientou-os quanto ao exercício da profissão e a posturas que possam prejudicar o coletivo da categoria profissional.

Com foco nas atribuições do sindicato, legislação trabalhista e mercado de trabalho na área, a conferencista destacou que o objetivo do Sindicato dos Nutricionistas é lutar pela valorização profissional. Ela esclareceu ainda, que além de lutar por uma remuneração justa, também são papéis da associação trabalhar por melhores condições de higiene e segurança no trabalho; firmar contratos, convenções, acordos e instaurar dissídios coletivos de trabalho para reger as condições de salário e trabalho da categoria. “Nossa missão como sindicato é substituir e representar os profissionais na defesa, perante as autoridades administrativas e judiciárias, judicial e extra judicialmente, dos direitos e interesses individuais ou coletivos dos profissionais nutricionistas”, explicou.

Para ela as palestras realizadas pelo órgão contribuem para que os estudantes de sejam profissionais mais informados e preparados no futuro, quando iniciarem a vida profissional.

Diferentes atribuições

Por desconhecimento, muitos nutricionistas confundem os papeis das diferentes entidades representativas da categoria. Por isso, é importante esclarecer que o Conselho Regional de Nutricionistas (CRNs) tem a função de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional do nutricionista.

Já o Sindicato de Nutricionistas (Sinesp) tem o objetivo de lutar pela valorização profissional. Neste sentido, além de negociar com as empresas a melhoria das condições de trabalho e de oferecer orientação técnica sobre como e quanto cobrar em propostas de assessoria/consultoria, o Sindicato solicita às prefeituras a reconsideração dos valores de remuneração apresentados nos editais quando estes estão abaixo do piso salarial.

Sobre a palestrante

Nutricionista graduada pelas Faculdades Integradas São Camilo – FISC. Especialista em Planejamento, Organização e Administração dos Serviços de Alimentação – POASA (Pós-Graduação FISC /1991 a 1992). Diretora do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (1992-2010), atuando na Coordenação de Eventos Científicos Nacionais e Internacionais da Entidade. Atuação em Clínica na Área Hospitalar (1988 a 1993).

Atuação em Assessoria e Consultoria Técnica em Serviços de Alimentação. Sócia Diretora da Empresa Personal Diet Alimentação e Nutrição Ltda (desde 1998). Participante de Cursos de aprimoramento em Marketing Nutricional e Bioquímica Aplicada à Nutrição, Congressos e Cursos de Nutrição Clínica, Esportiva, Medicina Biomolecular, Curso de Aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva coordenado pelo Dr. Turíbio L. de B. Neto da Escola Paulista de Medicina (EPM) (Março à Julho de 2000), Comissão Científica do I CINAT 2000 e II CINAT 2001. Participante do Congresso Brasileiro de Nutrição 2001 / 2002 e 2004.

<< VOLTAR

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful