Regiões brasileiras são representadas em atividade prática do 1º semestre de Gastronomia

Regiões brasileiras são representadas em atividade prática do 1º semestre de Gastronomia

Iniciativa da disciplina História da Gastronomia contou com participação da Nutrição

Na reta final do 1º semestre, os alunos de Gastronomia participaram de uma atividade prática bastante diferenciada. Dentro da disciplina História da Gastronomia a turma desenvolveu pratos típicos das regiões brasileiras. E os jurados foram alunos do 7º semestre de Nutrição.

“A proposta foi identificar e entrar em contato com as diferentes possibilidades das culinárias regionais brasileiras. Os alunos da Gastronomia foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por um prato que julgaram que representaria cada região. E os alunos de Nutrição foram convidados a serem servidos e degustarem. Eles fizeram uma avaliação desses pratos para que os alunos de Gastronomia possam sair da autoavaliação, ter uma avaliação externa”, explicou o professor responsável pela iniciativa, Marcelo Cerdan.

Para atender ao desafio, os alunos capricharam nos cardápios e apresentações. Os grupos foram divididos em: Sul – Arroz de Carreteiro com Cuca; Nordeste/Ceará – Baião de Dois com queijo coalho e feijão catador, e cocada de sobremesa; Nordeste/Bahia – Moqueca vegetariana de banana da terra e mandioquinha; Centro-Oeste – Galinhada com Pequi e Frango Caipira, e de sobremesa o Mané Pelado (bolo típico de mandioca); Sudeste/Rio de Janeiro – Comida de Boteco (pastel) e sobremesa Ambrosia; Norte – Peixe com Caldo de Mandioca.

“A identidade gastronômica brasileira está muito ligada ao Nordeste. Superou expectativas, foi muito legal, uma experiência bacana”, comentou o docente.

Os alunos aprovaram a ideia. “Eu gostei bastante, foi uma coisa diferente. Muitas vezes a gente faz um prato e nós mesmos provamos. Sair pra fora é uma coisa legal porque você vê o que o povo acha, é bastante divertido e aprendemos muito também”, contou o aluno de Gastronomia Rubio Daran Silvério. O estudante reforçou a importância da disciplina. “É a história da Gastronomia, a gente entende de onde veio tudo. Muitas vezes vemos um ingrediente e não sabemos de onde surgiu, como chegou até aqui. A disciplina abrange a questão de produção do ingrediente e de onde surgiu, acho muito importante”.

A turma de Nutrição participou da atividade por meio da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, também conduzida pelo professor Marcelo. “Eu achei bem interessante e a gente consegue ter a percepção de fazer toda a avaliação sensorial das preparações. Todos trabalharam muito bem, questão da apresentação, montagem do prato, o sabor também está incrível. Algumas questões só, em relação à temperatura, talvez em virtude do frio, mas faz parte”, comentou a estudante Carolina Rocha da Silva, do 7º semestre de Nutrição, que escolheu a disciplina entre as optativas.

Com 80% de aulas práticas, a Gastronomia da MAX foi reconhecida com nota máxima pelo MEC. Entre outros diferenciais, o curso tem grade curricular que enfoca a atuação profissional nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais de empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outros.

“O mais importante desta atividade é a integração entre os cursos, entre uma turma que está chegando à Faculdade, que é o pessoal do 1º semestre de Gastronomia, e uma turma de Nutrição, que está mais para o final do curso. Uma interação que acontecerá, com certeza, na vida real, pois no mercado de trabalho esses profissionais estão sempre se encontrando”, conclui o coordenador de Gastronomia, professor Caio Henriques Nunes.

21/07/2017

 

 

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful