PROE

Programa de Orientação ao Estudante

O Ensino Superior no Brasil, sendo palco de reflexão de questões sociais, culturais e também do surgimento de novas práticas, está convidado na atualidade a desempenhar sua função de forma a acompanhar as rápidas transformações. Para cumprir o objetivo de produtora e difusora de ciência, arte, tecnologia e cultura, a Faculdade Max Planck entende o seu papel na sociedade como um campo estratégico vital para a construção da cidadania. Assim surge o PROE (Programa de Orientação ao Estudante) da MAX, responsável pela orientação, coordenação e avaliação das atividades de orientação ao estudante. A implementação desse Programa segue a proposta vertente da Faculdade que é a formação continuada. Experiências institucionais históricas demonstram que a ação de programas com esta finalidade tornam-se significativos somente quando são assumidos conjuntamente por toda comunidade acadêmica.

 

JUSTIFICATIVA

O PROE (Programa de Orientação ao Estudante) tem como diretriz principal a formação do cidadão, através da relação do aluno com a comunidade acadêmica, convidando-os a participarem das atividades desenvolvidas pela Faculdade.

O PROE deve ser considerado uma questão de investimento. Pesquisas realizadas em universidades pelo país demonstraram que os estudantes que participam dos programas de orientação possuem índices de rendimento superiores em relação aos outros alunos. Dados como este, estimulam a implementação, manutenção, ampliação e a busca por novas alternativas para os programas de orientação. Além disto, programas como este, enraíza-se no objetivo principal da formação do cidadão consciente e do profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho. As ações que classificamos como de apoio e orientação, voltadas para alunos e professores, visam otimizar a resolução de questões acadêmicas e profissionais, colaborando com a potencialização de habilidades revertidas em prol do bom desempenho acadêmico dos componentes  dos segmentos envolvidos.

Consulte o regimento interno clicando aqui

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
Oferecer ao aluno, o auxílio especializado através de orientação profissional para a resolução de problemas de ordem administrativa, pedagógica, profissional e psicológica, buscando orientar o aluno nos diferentes problemas de forma que sintam-se acolhidos e inseridos de forma integral na instituição e na vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Diminuir conflitos pessoais e institucionais;
2. Motivar a participação na vida acadêmica;
3. Encaminhamento e acompanhamento profissional;
4. Relação com o mercado de trabalho;
5. Desenvolvimento de competências;
6. Indicação de leituras;
7. Orientação na forma de estudar;
8. Cursos e palestras;
9. Marketing pessoal.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Numa perspectiva acadêmica, entende-se o trabalho de orientação ao aluno como um esforço institucional para entender o que causa o mau desempenho nas atividades desenvolvidas de um lado pela instituição e de outro pelo aluno.

A política de trabalho do PROE prevê que sua ação seja organizada sob a responsabilidade de um coordenador e que este tenha uma equipe para desenvolver os mais diversos trabalhos.

A modalidade de trabalho proposta inclui entrevistas, palestras de esclarecimentos e motivação, leituras complementares/orientadoras, análise de questões encaminhadas e acompanhamento da resolução de conflitos, esclarecimento de dúvidas e principalmente uma abordagem reflexiva sobre os problemas que surgem.

A metodologia do trabalho dentro da proposta do programa é a seguinte: os alunos podem se dirigir voluntariamente ao PROE ou podem ser encaminhados por professores e coordenadores ou direção da Faculdade.

Ao primeiro contato, se organizará um levantamento do assunto em questão no sentido de fazer uma triagem para área de pertinência do problema.

Após a referida triagem cada profissional atuante no programa deverá assumir seu papel de colaborador. Caso ocorra a apresentação de questões mais complexas, impossíveis de resolução dentro dos limites do programa, as mesmas deverão ser encaminhadas a uma outra esfera de tratamento que seja legal, clínicas, entre outras, fora dos âmbitos institucionais. Neste caso será importante o acompanhamento, mesmo que parcial, do responsável pelo programa.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PROGRAMA

EQUIPE DE TABALHO
1. Setor Responsável
2. Coordenadoria Pedagógica
3. Equipe de Implementação e Trabalho
4. Coordenadores de curso
5. Coordenadora do projeto
6. Equipe de profissionais selecionados

ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O programa apresenta quatro áreas de atuação, que compreendem:

1. Orientação e Apoio Administrativo
Abordagem de assuntos e questões relativas ao funcionamento e hierarquia institucional que refiram-se a esclarecimento de dúvidas e ambientação dos discentes na Faculdade. O PROE prevê um programa de concessão de bolsa de estudos aos alunos com comprovada necessidade financeira e com bom desempenho acadêmico. A instituição deve comunicar à comunidade acadêmica os períodos de inscrição para requerimento de bolsa através da Internet e de cartazes espalhados pela Faculdade ou através da coordenadoria

2. Orientação e Apoio Pedagógico
Abordagem de questões pertinentes ao campo pedagógico, com referência direta aos processos de ensino-aprendizagem, rendimento escolar e didático, atuação e postura de professores e alunos na dinâmica do cotidiano acadêmico

3. Orientação e Apoio Profissional/Referencial
Abordagem e encaminhamentos de questões referentes ao marketing pessoal, perfil profissional e de mercado, levantamento de oportunidades de trabalho e qualificação profissional. No que tange referencial, o programa prevê uma central de informações sobre transporte, moradia e oportunidades de emprego que divulgará nos murais da Faculdade endereços de pensionatos e imobiliárias em regiões próximas à Faculdade e possibilidades e horários de transportes alternativos para cidades vizinhas.

4. Orientação e Apoio Psicológico
Abordagem, identificação e encaminhamentos de questões de cunho psicológico que tenham interferência no processo de formação do aluno e/ou na ação do docente e necessitem ser trabalhadas.

RECURSOS MATERIAIS
O PROE deverá funcionar em uma sala contendo mesas e cadeiras, telefone, acervo de softwares de orientação profissional, banco de dados atualizado com oportunidades de trabalho e cursos de atualização e formação em serviço, computadores e impressora para apoio logístico ao trabalho.

Banner Inscrições PROE

PROE INGRESSANTES

São cursos oferecidos para os alunos ingressantes do primeiro semestre do ano letivo com o intuito de atualizar conteúdos básicos de Matemática, Física, Química, Interpretação de Texto e Redação, para o melhor acompanhamento da fase inicial da graduação.

PROE INVERNO

São cursos oferecidos aos alunos ingressantes no segundo semestre do ano letivo e também aos veteranos com o intuito de atualizar conteúdos básicos de Matemática, Física, Química, Interpretação de Texto e Redação, para o melhor acompanhamento da graduação.

PROE ENEM

São cursos oferecidos à alunos da Instituição e também alunos de ensino médio da comunidade com o intuito de prepara-los para prestar o exame Nacional do Ensino Médio, já que este tem sido porta aberta para programas nacionais importantes como Prouni, Ciência sem Fronteiras entre outros.

PROE CULTURA

São atividades culturais realizadas toda semana no intervalo das aulas, possibilitando a apresentação de talentos da comunidade acadêmica e ou da sociedade, bem como a inserção de cultura entre os estudantes. O cachê dos artistas são revertidos em bônus para os cursos do PROE.

PROE IDIOMAS

São cursos extracurriculares oferecidos aos estudantes como diferencial necessário em sua carreira profissional. As modalidades são oferecidas presencialmente e também à distância (Inglês, Francês, Alemão).

PROE APOIO

São cursos oferecidos durante o semestre como apoio as disciplinas regulares, aquelas que representam ao estudante o maior desafio em relação ao acompanhamento do curso (Matemática, Cálculo, Física, Química, Interpretação de Texto, Redação, etc). Também no PROE Apoio estão inclusos os atendimentos psicopedagógicos e atendimentos individualizados para orientação aos estudos.

Responsabilidade Social

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful