Projeto História Viva leva alunos de Marketing a uma importante iniciativa social

Iniciativa integrou três disciplinas e ajudou alunos a desenvolverem uma complexa atividade prática

Um projeto integrador reuniu diversas disciplinas e engajou alunos do 2º semestre do curso de Marketing em uma importante ação social. O Projeto História12-12-projeto-viva-1 Viva, que foi desenvolvido para beneficiar idosos do Cecal – Centro de Convivência Amor Sem Limites de Indaiatuba, teve início em setembro e termina o ano de 2016 com muitos resultados positivos.

“A ideia começou em 2015 e envolveu atividades com algumas instituições sociais da cidade como forma de mostrar ao aluno a importância do Marketing Social para a visibilidade das empresas. Esse ano, nosso coordenador, professor Renato, ampliou o desafio envolvendo outras disciplinas. E o resultado foi fantástico. Os alunos mostraram engajamento e evoluíram muito”, explica a professora Viviane Di Battisti, responsável pela disciplina Marketing Social e Cultural.

Com o novo formato do projeto, a proposta passou a ser a produção de um livro para registrar histórias de idosos atendidos pelo Cecal. Para isso, os alunos tiveram que usar diversos conceitos aprendidos em sala de aula. Divididos em grupos, 33 estudantes participaram da atividade. A iniciativa ainda teve a interação com a disciplina Formação de Preço.

“Na disciplina Estratégia de Compra e Venda, cada grupo teve que criar uma meta para ser alcançada referente ao projeto e o foco foi alcançar o resultado por eles estipulado, tendo como a premissa de que cada vendedor tem meta e precisa alcançar o resultado estipulado pela empresa”, disse a professora Vania Grillo, responsável pela disciplina.

12-12-projeto-viva-2 Uma das estratégias escolhidas foi a realização do Almoço Moroto. Em parceria com o curso de  Gastronomia, que produziu e executou o cardápio, os futuros profissionais de Marketing conseguiram  vender mais de 100 convites para o almoço, que teve renda totalmente revertida para a execução do  Projeto História Viva. “Foi fantástico porque nós conseguimos colocar em prática tudo o que aprendemos  e isso é muito motivador. Aprender na prática é a melhor coisa que existe, especialmente em nossa área”,  garante o aluno Jean Carlos de Oliveira Júnior.

Com o desenvolvimento de outras ações, como rifas e buscas de patrocinadores, os alunos de Marketing  conseguiram arrecadar mais de R$ 5 mil em dinheiro, além de diversos produtos de limpeza e higiene  pessoal. Tudo foi doado à instituição no domingo, dia 11/12.

“Ao participar desse projeto, os alunos criaram oportunidades, executaram as estratégias de vendas, conseguiram ter flexibilidade perante as adversidades e controlaram o processo como todo. Arrecadaram recursos para suprir, mesmo que momentaneamente, as necessidades do Cecal. Com isso, eles passam a ter um portfólio para que se apresentem ao mercado de trabalho como profissionais diferenciados na área de vendas, profissionais humanos e capacitados para enfrentar as diversidades da vida”, garante a professora almoco-maroto-4Vania.

E como o próprio nome diz, por ser uma História Viva, o projeto continua no próximo semestre. “Os alunos conseguiram produzir o livro com três boas histórias, que agora está em fase de revisão. Em breve faremos versões impressa e digital para divulgação. Mas, seguramente, esse é um trabalho que não acaba. E é uma imensa satisfação ver o empenho de todos os alunos, como abraçaram a ideia e executaram o projeto atendendo às nossas expectativas”, afirma a professora Viviane.

Para o coordenador do curso de Marketing, professor Renato Bichara Grilo, o projeto encerra o semestre em grande estilo. “A MAX tem a preocupação de formar um profissional de qualidade não só na área técnica, mas que também tenha um perfil humanista. E essa iniciativa demonstra que estamos no caminho certo e como o Marketing pode ser altamente positivo também do ponto de vista social”, finaliza.

20/12/2016