PROJETO DO CURSO DE RECURSOS HUMANOS É UTILIZADO EM MULTINACIONAL

A realização do projeto na empresa trouxe uma oportunidade de estágio para aluna

O Clima Organizacional de uma empresa é o indicador de satisfação de colaboradores, em relação a diferentes aspectos como processos, organização, gestão, comunicação, valorização e identificação com a empresa. Dessa forma, o professor Carlos Alberto Fumero de Almeida desenvolveu com mais quatro alunas do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos, uma pesquisa para um diagnóstico de clima e atmosfera organizacional.

“A empresa tinha a necessidade de aplicar uma pesquisa de satisfação de funcionários a fim de se comparar com as outras unidades organizacionais no mundo. A matriz localizada na cidade de Mainz na Alemanha, tem como meta ser uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo em 2020. Como ministro aulas de RH para o terceiro semestre do curso, coloquei como desafio na sala de aula, este projeto. Quatro alunas se identificaram com a matéria e se voluntariaram. Eu às preparei, apresentei vários projetos que já desenvolvi nesta área e coloquei-lhes como desafio fazer um projeto de consultoria para a empresa “SCHOTT”, explica o professor.

Para realizar a Pesquisa de Clima, as alunas realizaram um questionário com 34 questões, para que os colaboradores pudessem colocar suas opiniões, críticas e sugestões com relação à empresa. As perguntas envolviam temas do cotidiano, como comprometimento, direção, comunicação, desenvolvimento, condições de trabalho, atividades em equipe e liderança.

“Durante a consultoria realizamos a seguintes etapas: montagem do questionário online, elaboração e distribuição de convites para participação na pesquisa, aplicação do questionário, suporte aos colaboradores durante o período que o questionário ficou disponível, tabulação e avaliação dos resultados, apresentação dos resultados aos gerentes e direção da empresa. O projeto permitiu que a empresa, principalmente a direção e a gerência, tivessem uma visão clara de como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho. Essa visão pode contribuir com tomadas de decisão para melhorias a curto ou longo prazo, buscando cada vez mais melhorar o desempenho de cada um. Além disso, a Pesquisa de Clima mostra aos funcionários que a empresa se preocupa com seu bem estar e está disposta a melhorar naquilo que ainda é visto como um ponto negativo”, afirma a aluna Tatiana Arantes Furgeri.

O professor explica sobre as competências desenvolvidas nas alunas, durante o desenvolvimento do projeto. “As alunas tiveram a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades tais  como: raciocínio, análise estatística, tecnologia da informação no uso de aplicativos, comunicação e apresentação em público, relacionamento e comunicação organizacional em todos os níveis (desde a diretoria até o chão de fábrica), liderança e trabalho em equipe. Além disso, conhecer um pouco da prática e aliar este conhecimento com a teoria estudada na universidade,  será um grande diferencial na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, explica o professor.

Para a estudante, o projeto foi uma experiência que contribuiu significativamente com sua formação acadêmica e profissional. “Foi uma oportunidade que contribuiu ainda mais para nosso desenvolvimento, pois apesar de sabermos a teoria, na prática aprendemos muitas coisas novas e vivenciamos situações que não seriam possíveis em sala de aula. Esse projeto me ajudou muito em aprendizado e desenvolvimento, todo esforço e dedicação valeu a pena. Após o desenvolvimento da consultoria fui convidada a trabalhar como estagiária na empresa, com isso acredito que esse foi um dos motivos pelo qual estou lá atualmente”, comenta Tatiana Arantes Furgeri.

O curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da MAX forma profissionais aptos a atuar em empresas públicas e privadas de diferentes segmentos, planejando, executando e avaliando projetos em gestão de pessoas contribuindo na melhoria do clima organizacional, da qualidade de vida dos colaboradores e dos resultados da empresa. Dessa forma, o desenvolvimento de projetos e atividades práticas promovem o acesso ao conhecimento para o aluno enfrentar o mercado de trabalho. “A prática permite que os alunos fixem ainda mais o conhecimento adquirido em sala de aula, é muito importante que os gestores de RH saibam lidar com as situações e consigam resolver eventuais problemas, pois trabalham diariamente com pessoas”, enfatiza a aluna.

10/05/2018