Projeto Adote um Analfabeto forma segunda turma

Proposta do curso de Pedagogia foi desenvolvida dentro da disciplina Educação de Jovens e Adultos

O curso de Pedagogia formou, este mês, a segunda turma do Adote um Analfabeto, projeto vinculado à prática de ensino das disciplinas Educação de Jovens e Adultos I e II, ministradas nos 4º e 5º semestres, respectivamente. A cerimônia de encerramento aconteceu na sexta-feira, 6 de junho, na própria instituição. Nesta edição se formaram 14 alunos adultos.

O Adote um Analfabeto surgiu como uma proposta pedagógica de alfabetização voltada para jovens e adultos, e ganhou a adesão imediata de todos os alunos da disciplina que, para desenvolver o trabalho, se baseiam no conteúdo ensinado em sala de aula.

Toda a turma de Pedagogia se envolveu na alfabetização dos alunos, de forma direta, ministrando as aulas, ou de forma indireta, participando do processo como auxiliares, organizando o material pedagógico, gravando depoimentos e preparando aulas. Nas duas turmas formadas, o projeto envolveu alunos moradores de rua ou pessoas da comunidade que tinham interesse em ser alfabetizadas.

Para ministrar as aulas, os alunos do curso de Pedagogia se utilizaram de algumas práticas vivenciadas em sala de aula, como o método alternativo de leitura e escrita e algumas técnicas e práticas diversificadas de ensino, combinando métodos e instrumentos didáticos criativos, além de se aproveitarem de situações, recursos e experiências concretas, abordados em microprojetos individuais e que contribuíram para esta alfabetização.

A avaliação final do Projeto para a disciplina se baseou no acompanhamento constante da qualidade do processo e dos resultados alcançados por meio de entrevistas, laboratórios, vivência e situações reais e avaliações formais e informais, escritas e orais.

POR: SAMANTA DE MARTINO

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful