Professores de Ciências Contábeis falam da importância do Controle Financeiro

Professores de Ciências Contábeis falam da importância do Controle Financeiro

Grieco Rodrigo Bossardi e Milton Rodrigues Gonçalves esclarecem dúvidas sobre a situação do país

O Brasil é o país da imprevisibilidade, atualmente tudo pode acontecer e de tudo tem acontecido. E com isso, tanto as previsões mais pessimistas como as mais otimistas têm fundamentos e, mais do que isso, tem grande probabilidade de se tornarem realidade. Os professores do curso de Ciências Contábeis, Milton Rodrigues Gonçalves, Economista e Licenciado em Matemática e Grieco Rodrigo Bossardi, Contador e Mestre em Administração Financeira, esclarecem algumas questões sobre a atual situação do país e como superar os problemas financeiros.

O controle financeiro de uma empresa é fundamental para que ela se mantenha competitiva no mercado e garanta o equilíbrio do caixa, evitando futuros problemas de gestão. “Através da contabilidade, é possível avaliar-se a situação patrimonial da companhia, o direcionamento de suas estratégias, bem como, a viabilidade econômico-financeira desta, através do Resultado do Exercício. Depois de avaliados cenários existentes, a contabilidade permite que o proprietário, acionistas, diretores, possam tomar decisões que melhore a situação da empresa, se for o caso”, declara o professor Grieco Rodrigo Bossardi.

Com a situação econômica do país, a taxa de desemprego, o aumento na inflação e a dificuldade em poupar dinheiro acabam contribuindo para que o brasileiro fique no vermelho. “O que falta realmente para as famílias brasileiras é um planejamento doméstico, ter no mínimo um conhecimento de quanto ganha e principalmente de quanto se gasta. Muitos não têm esse controle, e se endividam facilmente, principalmente quando se utilizam do crédito fácil, parcelando compras que muitas vezes são de supérfluos. Certo conhecimento de educação financeira ou uma simples planilha ajudaria muito nesse momento. Mais uma vez, os ensinamentos obtidos na faculdade se apresentam”. Professor Milton Rodrigues Gonçalves.

Um controle financeiro eficiente exige que sejam feitas projeções sobre os cenários possíveis que permitam um alinhamento entre os gastos e a receita empresarial ou familiar. Porém, muitas vezes a falta de conhecimento leva gestores e famílias a tomarem decisões com base no histórico ou em seu próprio feeling. . “Isso faz com que se olhe o negócio de forma operacional e não contábil, muitas vezes tomando decisões sem medir a consequência. Logo, uma vez ignorada a contabilidade, corre-se o risco de levar a empresa a situações irreais devido a não consideração dos dados contábeis. Não temos estatística em Indaiatuba sobre casos como esse, mas sabe-se, que se trata de uma circunstância geral. Dessa forma faz-se necessário a formação de um bom profissional”, afirma Grieco Rodrigo Bossardi.

Entre as atividades de mudança para um melhor planejamento financeiro, o professor Milton Rodrigues Gonçalves cita algumas dicas simples, porém eficientes nesse momento de crise. “Anotar as contas e os gastos é uma das melhores maneiras de se obter um bom planejamento financeiro doméstico, ter ciência do quanto ganha e do quanto se gasta evita você cair em armadilhas que podem te levar a inadimplência de suas contas. Hoje temos diversas planilhas bem simples de controles financeiros, procurar uma dessas na internet e utilizar como base ajuda bastante para aqueles que estão começando a empresa ou até mesmo desejam se organizar pessoalmente”, comenta.

A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. E não desistir dos projetos diante dos obstáculos é o que vai gerar resultados positivos. “Uma dica é ter persistência, pois se trata de uma atividade que muitos não têm paciência para realizar, mas se fizer obterá uma clareza de sua vida financeira, e poderá planejar muito melhor seu futuro”, declara Milton Rodrigues Gonçalves.

Com aulas práticas desde o 1º semestre do curso e corpo docente altamente preparado e alinhado com as tendências de mercado, a graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Max Planck coordenada pelo professor João Antonio Barduchi tem como objetivo capacitar os alunos para exercer as mais diversas formas de gestão empresarial.

18/12/2017

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful