PROFESSORA DA UNIMAX TROCA EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES DA MAIOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA DO MÉXICO

A gestora do Infoco, professora Christianne Barbosa Stegmann, conheceu as instalações do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey

Uma troca de experiências sobre metodologias ativas de aprendizado foi o objetivo da visita da gestora do Infoco da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, professora Christianne Barbosa Stegmann, à maior instituição de ensino superior privada do México, Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, que conta com cerca de 20 mil alunos e 12 mil professores.

Recebida por um grupo de professores ligados à área de inovação acadêmica, a docente, além de conversar sobre perspectivas e expectativas para o ensino superior, pode conhecer também o campus da universidade. “A reunião tratou sobre inovações e processos acadêmicos. Nós falamos sobre metodologias ativas, porque eles têm um modelo muito próximo ao nosso projeto Educar. O Instituto adota a organização curricular por  projetos e os conteúdos são  trabalhados por competências e habilidades e não mais por disciplinas como é o modelo tradicional”, explica.

Segundo Christianne, esta é uma tendência mundial, uma vez que  diversos países já adotaram esse modelo. O Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey adota esse modelo há quase cinco anos. “Fui conhecer a proposta educacional adotada por eles, uma das mais modernas e arrojadas do mundo. Fizemos uma troca de experiências. A realidade do México é muito parecida com a brasileira e por conta disso os modelos educacionais podem ser intercambiados”, conta.

A gestora do Infoco, além de conhecer toda estrutura física, teve acesso a alguns programas, projetos e aulas. “Buscamos, primeiro, a abertura do canal de comunicação com uma instituição dessa magnitude e importância; segundo trocas de experiências e de processos dentro do Educar que é o nosso modelo por competências. Fiquei muito feliz, porque em determinados pontos pude perceber  o quanto estamos alinhados com as principais tendências educacionais da atualidade, o que nos levou à certeza de que estamos implantando na UniMAX, é o que tem de mais moderno no campo da tecnologia da educação”, salienta.

Por fim, Christianne fala que a visita foi muito relevante para ajudar a nortear os próximos passos. A  UniMAX, irá capacitar cerca de 100 docentes ainda em 2018. “A fase que iremos entrar aqui é a capacitação de um grande número de professores.  A Universidade também colocou à nossa disposição material didático-pedagógico, além de nos apresentar  o caminho que utilizaram para fazer  a transição de modelos educacionais, o que para nós foi bem enriquecedor”, finaliza.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Inscrição: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias(67029)- UniMAX.