Professora da Max participa de audiência sobre o Plano Municipal de Educação

Professora da Max participa de audiência sobre o Plano Municipal de Educação

A coordenadora do curso de Pedagogia, Suzana Frittelli participou de Câmara Temática do Ensino Superior
Por Márcio Aguiar

Uma nova Educação e uma nova era. Com as rápidas transformações nos meios e nos modos de produção, resultado da revolução tecnológica e científica, estamos entrando em uma nova era do conhecimento. Neste quadro, a Educação não apenas tem que se adaptar às novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de destaque nesse processo. Diante dessa nova realidade, a secretaria de Educação realizou na terça-feira (14), às 19h, na sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba (Ciaei), a audiência pública para expor o Plano Municipal de Educação.

O evento que teve o objetivo de apresentar o programa educacional desenvolvido pelas Câmaras Temáticas, o qual irá nortear as diretrizes e metas educacionais de Indaiatuba por 10 anos, contou com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck, Suzana Frittelli Bruno.

A educadora salientou que “apesar de todos os pontos serem importantes, tratando-se de Educação, a elaboração do Plano Municipal teve total participação de especialistas ligados à área, tanto no âmbito público como privado, profissionais ligados à Secretaria Municipal de Educação e instituições de ensino privado do município, sendo coordenado diretamente pela própria secretária da Educação de Indaiatuba, professora Rita de Cássia Transferetti e assessorado pelo professor Ismael Bravo, pesquisador e diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação (IPqEx), merecem destaque”. Ainda segundo ela, a maior conquista, é o fato de que o projeto foi concluído e pode ser protocolado na Câmara Municipal brevemente.

Dentre os principais interesses, a pedagoga destacou a preocupação dos membros de cada Câmara Temática envolvida na elaboração do Plano, “cuidando das metas e das ações que atendam às necessidades dos educandos da cidade, principalmente, atendendo as famílias e todos que estiverem ainda fora das escolas”, comentou.

Outro ponto importante segundo a docente é que a audiência foi totalmente democrática, “de transparência nos processos, participação da comunidade, bem como o total comprometimento de todos envolvidos, direta ou indiretamente com a educação de todos os cidadãos de Indaiatuba. Todos os membros da Secretaria Municipal da Educação estiveram fortemente envolvidos no processo”, ressaltou.

Câmaras Temáticas

O plano foi elaborado por meio de nove Câmaras Temáticas, sendo: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação para Jovens e Adultos (EJA); Educação Especial; Educação Profissional; Tecnologia Educacional; Formação e valorização dos trabalhadores da Educação; Financiamento e Gestão da Educação e Qualidade da Educação – Avaliação. “A minha contribuição particular foi em relação à Câmara Temática ligada ao Ensino Superior, trabalho esse realizado por mais de um ano, voluntariamente, atendendo o convite da secretaria de Educação”, reiterou a docente da Max Planck. Após a formação do plano o mesmo passará por aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba o qual, se for aprovado, irá virar Lei Municipal.

Para a secretária de Educação, o Plano é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade. “O segredo do sucesso na elaboração do plano educacional de Indaiatuba é a participação de diversos setores. Quero agradecer ao professor Ismael que prestou assessoria na elaboração e agradecer também a Comissão que iniciou o trabalho em 2013 até chegar aqui”, disse.

O pesquisador Ismael Bravo ressaltou que “a gestão participativa é muito importante, pois todos nós temos um papel de educador”.

<< VOLTAR

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful