Processo decisório é tema de aula prática de Administração

Alunos do 8º semestre analisaram perfis de profissionais e decidiram quem deveria ser demitido

No filme Amor Sem Escalas (Up in the Air – 2010), o galã George Clooney interpreta o personagem Ryan Bingham, que tem a difícil função de demitir pessoas. Como essa tarefa já faz parte de sua rotina, o profissional desenvolveu um perfil frio e focado para realizar as conversas com os funcionários. Na vida real, essa também é uma realidade no mundo corporativo. Especialmente em cenários de crise, os gestores se veem com a missão árdua de gerenciar equipe e, eventualmente, dispensar colaboradores. E esse foi importante processo foi tema de aula prática do curso de Administração.

“O administrador passa pela situação de tomada de decisão a todo instante, que é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas, segundo Caravantes (2005). Já Sobral (2008) relata que a decisão pode ser de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade”, explica o professor Wilson Luiz Ferrareto.

A atividade está relacionada à disciplina Gestão de Processos e foi direcionada a alunos do 8º semestre. No primeiro momento foram passados os conceitos, embasamento teórico, exemplos, situações relacionadas ao tema da aula. Depois, em grupos, os estudantes colocaram em prática os conceitos em processo mais avançado, sendo necessário resolver uma situação problema comum no cenário atual: a demissão do quadro de colaboradores.

“O desafio repassado aos alunos foi analisar 10 perfis de funcionários. Cada um com uma personalidade diferente, onde o perfil influência uma tomada de decisão, ou seja, cada colaborador tem muitas qualidades positivas e outras nem tanto. E a partir daí o grupo teve que definir quem deveria ser demitido ou não e as justificativas. O processo de tomada de decisão passa pela análise de todas as informações possíveis e tem como aliada a comunicação para que haja o menor índice de erro”, comenta o docente.2

Segundo o professor, uma pesquisa feita pela State University of Ohio (EUA), com diferentes tipos de organizações, teve uma conclusão assustadora. Os executivos erram em mais de 50% das decisões que tomam. “Nós administradores precisamos estar atento para não chegarmos nesse patamar assustador”, afirma.

Os alunos aprovaram a iniciativa. “É uma oportunidade para conhecer as opiniões dos demais, entender os pontos de vista. Muito bom esse formato de discussão”, diz a aluna Renata Mantovani Teixeira. “A atividade abriu nossa cabeça, ajudou a elaborar argumentos. E acredito que nas empresas teremos esses desafios, onde será necessário analisar o contexto e buscar informações antes de tomar decisão”, afirma a aluna Thaís Oliveira.

21/09/2016