Princípio de Pascal e Braço Hidráulico inspiram atividade prática de Engenharias

Princípio de Pascal e Braço Hidráulico inspiram atividade prática de Engenharias

Atividade prática foi desenvolvida pelas turmas de Engenharia de Controle e Automação e de Produção

“O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Além de ficar famoso como filósofo, o autor dessa frase fez sucesso também na Física e na Matemática. Por isso, o francês Blaise Pascal (1623-1662) é um velho conhecido dos engenheiros. E foi ele que inspirou uma atividade prática da disciplina Fenômenos de Transportes, produzida pelo professor Luciano Rigolo.

“O Princípio de Pascal é uma das aplicações tecnológicas mais interessantes na Física. Com ele, podemos aplicar uma força em uma situação, e a força pode ser multiplicada muitas vezes, dependendo da área de sua aplicação”, comenta o docente.

Pensando na oportunidade de vivenciar o Princípio de Pascal, o professor solicitou aos alunos que produzissem maquetes simulando o movimento de um Braço Mecânico Hidráulico real, utilizado em escavadeiras, caminhões Munk e em equipamentos de industriais. Ao todo, 95 alunos dos 5º semestres de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção participaram da atividade.

O Braço executa movimentos transferindo objetos pesados de um ponto para outro, diminuindo o esforço humano através de cilindros hidráulicos. Com o desenvolvimento das maquetes, segundo o professor Luciano, foi possível verificar com exatidão seu funcionamento e suas características, utilizando as chamadas seringas de injeção.

A atividade foi apresentada como Trabalho de Conclusão da disciplina. “Nós resolvemos ir além do que o professor pediu. Fizemos várias pesquisas e desenvolvemos um projeto diferenciado. Foi excelente para integração da equipe e também pra ver como meus colegas ficaram motivados com a profissão”, comenta o aluno Márcio Pereira, de Controle e Automação. Técnico em automação, o estudante aproveitou para unir os conceitos de sala de aula aos conhecimentos profissionais. “A atividade prática realmente faz diferença”, completou.

Para o professor, os trabalhos apresentados superaram as expectativas. Por isso, alguns deles estarão expostos para visualização durante a FESTA JULINA DA MAX, que será realizada no próximo sábado, 02 de julho, a partir das 18h, no Campus 1 da Faculdade Max Planck.

“O projeto proporcionou uma aprendizagem prática e integrada da disciplina estudada. Explorar a criatividade, o desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal, interação para realizar um excelente trabalho em equipe foram algumas das metas alcançadas com essa atividade”, explica o docente.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful